| 08/06/2011 23h54min
Com outro gol de Alecsandro na final, o Vasco é o novo campeão da Copa do Brasil. Em um jogo emocionante na noite desta quarta-feira, conquistou o título da competição pela primeira vez apesar da derrota por 3 a 2 para o Coritiba. O resultado ainda garantiu a equipe na edição de 2012 da Libertadores.
Com um Couto Pereira lotado, o Coritiba não conseguiu fazer valer o mando de campo. Aos 12 minutos da primeira etapa, Alecsandro, que já havia marcado na vitória por 1 a 0 no São Januário, voltou a fazer gol. Aos 29, saiu o gol de empate. Em cruzamento de Davi pela esquerda, Jonas cabeceou para Bill, que só teve o trabalho de conferir e deixar tudo igual.
Aos 44 minutos, ocorreu a virada do Coxa. Léo Gago lançou Rafinha, que estava livre pela direita. O meia dominou e bateu. Prass defendeu, mas a bola voltou para o meio da área. Ela sobrou nos pés de Davi, que chutou forte para o fundo das redes.
No segundo tempo, Eder Luis empatou aos 12. Em um arremate de fora da área, o goleiro Edson Bastos falhou e deixou a bola entrar quase no meio do gol. Aos 20, o Coxa marcou o terceiro. Willian, da entrada da área, dominou e colocou no ângulo esquerdo de Fernando Prass.
O ex-jogador colorado ainda terminou como o artilheiro da competição, ao lado de Kleber e Adriano, do Palmeiras, e Rafael Coelho e William, do Avaí, com cinco gols.
A campanha vascaína terminou com cinco vitórias, cinco empates e uma derrota em 11 jogos.
O jogo
Com a vantagem no placar após a vitória de 1 a 0 no jogo de ida na semana passada, o Vasco foi o primeiro time que chegou ao ataque. Aos 4 minutos, Eder Luis dominou e invadiu a área pela direita. O atacante chutou e a bola desviou, saindo para escanteio.
O Coxa levou perigo quatro minutos depois. Jonas cobrou falta perigosa, obrigando Fernando Prass a mandar para escanteio.
Aos 12, Alecsandro abriu o placar. Diego Souza tocou na direita para Eder Luis. O atacante cruzou rasteiro para o ex-centroavante colorado mandar para o fundo das redes, fazendo o seu quinto no gol no certame.
Se no Inter o jogador era criticado por não marcar gols decisivos, no time da Colina ocorreu o contrário. O camisa 9 fez os dois gols da equipe, tornando-se a peça fundamental do título.
O gol "murchou" o Coritiba. Os comandados de Marcelo Oliveira sentiram e não levavam perigo ao gol de Fernando Prass.
Só aos 27, os donos da casa voltaram a ter uma boa jogada. Jonas tocou de cabeça para Bill na área. O atacante dominou no peito, mas, na hora de girar, Anderson Martins fez o corte.
Tentando mudar o jogo, o Coxa trocou no minuto seguinte. Marcos Paulo deu lugar para Leonardo. Um minuto depois, o empate. Davi cruzou da esquerda. Jonas subiu e cabeceou para a segunda trave, onde estava Bill. O atacante, também de cabeça, igualou.
O gol incendiou a partida. As duas equipes se lançaram ao ataque. O Vasco buscava novo gol para ficar mais tranquilo, enquanto o Coritiba insistia nos cruzamentos.
Aos 40, Bill recebeu na entrada da área. O atacante limpou a marcação, mas chutou por cima do gol de Fernando Prass.
Mantendo a pressão, cinco minutos depois, o Coritiba virou o jogo. Léo Gago encontrou Rafinha, que arriscou. Fernando Prass fez a defesa. No rebote, Davi não perdoou.
Segundo tempo
O segundo tempo começou nervoso. As duas equipes abusaram das reclamações e de lances mais ríspidos.
Aos 12, o Vasco empatou o jogo. Eder Luis chutou de fora da área. Edson Bastos pulou antes e a bola entrou no meio do gol.
Apesar da vantagem, foram os cariocas que permaneceram com a posse de bola, buscando criar as jogadas para chegar ao terceiro gol.
Quando o time de Ricardo Gomes era melhor, o Coxa voltou a ficar na frente do placar. Aos 20, Willian fez um golaço. O jogador dominou na entrada da área e mandou no ângulo esquerdo de Fernando Prass, que não conseguiu chegar.
O gol encheu de esperanças a torcida do time paranaense, que cantava tentando empurrar o time ao quarto gol.
Cinco minutos depois, o lance mais polêmico da partida. Marcos Aurélio fez um belo passe para Leonardo. O jogador invadiu a área vascaína e foi derrubado por Dedé. O árbitro Sálvio Espínola entendeu que o foi tudo legal e deixou o jogo seguir.
Aos 29 minutos, Bill recebeu dentro da área. O centroavante, no entanto, demorou a finalizar e acabou tendo o chute interceptado. Sete minutos depois, Willian tentou novamente de fora da área. Dessa vez, pegou mal e Fernando Prass segurou sem problemas. No minuto seguinte, o goleiro vascaíno soltou a bola quase em cima da linha. Bill tentou chegar, mas Prass foi mais rápido.
No desespero, o Coritiba se lançou ao ataque na busca por mais um gol, mas não teve a tranquilidade necessária. O título da Copa do Brasil de 2011 ficou com o Vasco.
Confira a campanha do título do Vasco:
Primeira fase:
Comercial-MS 1 x 6 Vasco
Segunda fase:
ABC 0 x 0 Vasco
Vasco 2 x 1 ABC
Oitavas de final:
Náutico 0 x 3 Vasco
Vasco 0 x 0 Náutico
Quartas de final:
Atlético-PR 2 x 2 Vasco
Vasco 1 x 1 Atlético-PR
Semifinal:
Vasco 1 x 1 Avaí
Avaí 0 x 2 Vasco
Final:
Vasco 1 x 0 Coritiba
Coritiba 3 x 2 Vasco
Jogadores do Vasco comemoram título de campeão da Copa do Brasil 2011 no estádio Couto Pereira, em Curitiba
Foto:
Fábio Borges
/
FOTOCOM.NET
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.