| 07/06/2011 23h55min
O amistoso do Brasil contra a Romênia na noite desta terça-feira, no Estádio Pacaembu, marcou a despedida do atacante Ronaldo da Seleção. Porém, a festa foi só para o jogador. Dentro de campo, o time de Mano Menezes não fez uma grande apresentação e venceu por 1 a 0.
Fred marcou o gol da partida, ainda no primeiro tempo. Assim como no amistoso anterior, contra a Holanda, em Goiás, a torcida não gostou da atuação da equipe brasileira e vaiou o time após o apito final.
Domínio inicial
O Brasil começou a partida pressionando a Romênia. No primeiro minuto, o zagueiro David Luiz arriscou da intermediária, mas a bola saiu fraca e sem direção. Logo depois, Jadson foi derrubado na frente da área adversária. Fred cobrou a falta para fora.
Aos cinco minutos. Neymar cobrou escanteio e Lúcio, posicionado na segunda trave, chutou de primeira. O goleiro Tatarusanu defendeu com dificuldade. Aos 12 minutos, Neymar recebeu de Jadson dentro da área, tirou o marcador da jogada e chutou, mas a bola passou por cima da goleira.
Fred entrou em campo querendo mostrar serviço para ganhar uma vaga na Copa América. E conseguiu. Aos 19 minutos, recebeu passe de Neymar e tentou o voleio, mas errou o chute. Três minutos depois, abriu o placar para a Seleção. Neymar recebeu na área, tirou o goleiro e passou para o atacante completar.
A melhor chance da Romênia no primeiro tempo ocorreu aos 24 minutos. Muresan cobrou falta da intermediária e a bola bateu no travessão do goleiro gremista Victor e saiu pela linha de fundo.
Ronaldo em campo
Com 30 minutos de jogo, Fred deixou o campo para a entrada de Ronaldo. Nos 17 minutos que esteve em campo - contando o acréscimo -, o Fenômeno teve três chances claras de gol, mas não conseguiu marcar. No primeiro, recebeu passe dentro da pequena área e chutou, mas o goleiro defendeu.
Faltando cinco minutos para o final regulamentar do primeiro tempo, Ronaldo recebeu a bola sozinho na marca do pênalti, na frente do arqueiro romeno. Porém, o chute saiu completamente errado e a bola passou por cima da goleira do Pacaembu.
Dois minutos depois, Neymar entrou na área e passou para Ronaldo. O camisa 9 do Brasil chutou de primeira, mas mais uma vez Tatarusanu impediu o gol do maior artilheiro da história das Copas do Mundo.
Homenagem no intervalo
Assim que terminou a primeira etapa, Ronaldo foi homenageado. Ele recebeu do árbitro Sérgio Pezzotta a bola e o apito do jogo. Após receber o cumprimento dos jogadores do Brasil e da Romênia, deu uma volta olímpica no estádio ao lado de dois filhos.
Ronaldo também se pronunciou. Em um microfone instalado no meio do gramado, ele agradeceu o carinho dos torcedores de todo o país e lamentou as três chances perdidas nos minutos que esteve dentro de campo.
Segundo tempo morno
Na segunda etapa da partida, a Romênia voltou melhor e equilibrou o jogo. O Brasil não conseguiu criar a mesma quantidade de chances de gol como no primeiro tempo. Mano Menezes aproveitou e fez um festival de substituições para observar alguns jogadores.
Além da entrada de Nilmar no lugar de Ronaldo, Lucas Leiva, Lucas, Thiago Neves e Luisão entraram no jogo nos lugares de Sandro, Robinho, Neymar e Lúcio. Mas nem mesmo com as substituições, o time brasileiro conseguiu melhorar.
O meia-atacante Lucas e Nilmar se esforçaram para criar oportunidades, mas não foi o bastante para o Brasil marcar o segundo gol. Nos cinco minutos finais, a Romênia assustou. Aos 42 minutos, Torje arriscou da entrada da área e obrigou Victor a fazer uma boa defesa.
E a partida que marcou a despedida de um dos maiores artilheiros da Seleção Brasileira terminou com a vitória magra de 1 a 0 do Brasil. Agora, o time do técnico Mano Menezes volta a atuar no próximo mês, na Copa América da Argentina. A estreia será contra a Venezuela, no dia 3 de julho.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.