| 05/05/2011 10h10min
Dez anos sem um título importante. Do time acostumado a conquistar taças nos anos 90 para o que figura como coadjuvante nas competições e conquista títulos de menor expressão. Essa vem sendo a rotina do Grêmio neste início do século. Apesar disso, a “imortalidade” continua firme no discurso, tanto da torcida quanto da direção.
Desde 2001, quando conquistou a Copa do Brasil, o Grêmio conquistou quatro campeonatos gaúchos – contando o daquele ano – e a Série B do Brasileirão em 2005. A seca de taças, entretanto, não apagou a fama do time conhecido como Imortal. Questionado se o discurso não estava apresentando uma realidade distinta da que o clube atravessava, Odone defendeu a “marca” tricolor:
Foto: Leandro Behs
— Esse discurso veio para mente e coração do povo — disse Odone, em entrevista à Rádio Gaúcha após a eliminação na Libertadores 2011 para a Universidad Católica. — A Batalha dos Aflitos assombrou o mundo. Vocês (jornalistas) não culparão o orgulho do Grêmio em ser “imortal”. Não nos tirarão esse mérito. As jornadas de bravura do Grêmio só o Grêmio teve. A segunda divisão deveria ser desvalorizadíssima, mas assombrou todo mundo. Quando um time vai pra concentração, passam esse vídeo. Essas missões impossíveis que o Grêmio cumpriu ninguém vai tirar da história do Grêmio. O Grêmio saiu da segunda divisão quebrado. O Grêmio vem se recuperando financeiramente. O Grêmio saiu de uma situação de insolvência absoluta, e agora é que está devendo para o torcedor.
O mandatário gremista não quis estipular um prazo para a conquista de um troféu importante. Culpou a dificuldade financeira do clube pelos anos difíceis, mas afirmou que agora o time já deve um título para a torcida. Instigado pela reportagem a marcar uma data para a próxima conquista, respondeu:
— Não sou ingênuo para isso. Prazo tem que ser logo que puder. Eu tenho um sonho e uma fantasia. Tenho uma coisa concreta: vou entregar no fim de 2012 a Arena do Grêmio. Gostaria que isso fosse feito junto com um grande título. Quer um prazo? Tens aí uma vontade, uma meta.
CLICESPORTES E RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.