| 28/04/2011 08h10min
Entre as crescentes possibilidades da indústria do turismo, uma, particularmente, tem se destacado com força nos últimos tempos. São viagens que exploram um outro prazer – não só o lazer de férias ou de um feriado mais prolongado: a paixão pelo esporte. Para aproveitar bem esse filão mundial na Capital que tem dois campeões mundiais, pesquisa foi atrás de saber o perfil do turista que, além de conhecer a cidade, quer saber mais sobre o Inter e o Grêmio. Estudo que, por sinal, trouxe dados reveladores e, de uma certa forma, também surpreendentes: jovens, mulheres e pessoas de renda mais baixa preferiram visitar o tricolor. O colorado foi escolhido, na maioria, por homens, pessoas de renda maior e de mais idade. E, neste Gre-Nal improvisado a partir das respostas dadas no levantamento, os colorados levaram vantagem. Pequena, mas levaram: 153 dos entrevistados disseram preferir visitar o Beira-Rio, enquanto 150 optaram pelo Olímpico em seus passeios.
Com o objetivo de conhecer melhor esse turista, interessado na união do amor pelos clubes à diversão e descoberta de um novo local, a Secretaria Municipal de Turismo fez uma pesquisa com 303 pessoas. Em meio a conclusões curiosas, a prefeitura soube que os entrevistados de renda menor (até R$ 511) não visitaram a casa colorada. Os de rendimentos entre R$ 1.534 a R$ 5.112 optaram, preferencialmente, pelo Beira-Rio (68). A situação também se inverte no quesito referente à faixa etária. Os jovens de até 20 anos preferiram conhecer o Olímpico (32), enquanto o estádio do Inter atrai mais turistas entre 21 e 50 anos.
As mulheres mostraram mais interesse pela casa gremista – 44. Os homens rumaram no sentido inverso, pois 113 deles escolheram conhecer ou voltar ao campo do Inter. Quem optou por visitar o Beira-Rio se hospedou, preferencialmente, em casas de amigos ou parentes (56). E os que foram até o Olímpico ficaram em hotéis ou flats (29).
Cientes de que esses visitantes podem ajudar a incrementar seus caixas, Grêmio e Inter lutam para ser protagonistas desta nova modalidade de turismo. Atualmente, os dois maiores clubes de futebol do Estado têm registrado a visitação cada vez maior de turistas em seus estádios, já considerados, aliás, atrativos da Capital.
A força do turismo ligado também ao esporte é reconhecida como significativa pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, otimista quanto aos lucros que essa indústria ligada à história da Dupla significará para os cofres do município. Dupla que tem um grande atrativo aliado à paixão pelo esporte – o fato de que Inter e Grêmio já levantaram a taça de melhores do planeta.
– Quem vai a Buenos Aires, visita o museu da Bombonera. E é uma indústria, há lojas para tudo que é lado. E é assim em Madri e Barcelona. Há um interesse muito grande em conhecer os nossos estádios. Os turistas vêm a Porto Alegre e querem visitar os clubes – garante o secretário.
CLICESPORTES
Beira-Rio e Olímpico se tornam atrativos para os turistas em Porto Alegre
Foto:
Montagem sobre fotos de Valdir Friolin e Carlos Edler
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.