| 30/03/2011 07h12min
Pode ser só uma coincidência, é claro, mas deflagrou uma tendência no time de Renato Portaluppi: no segundo tempo da final da Taça Piratini, André Lima sente o joelho após esforço na lateral de campo. Ali, em meio à eletrizante decisão, começava um drama no ataque tricolor, que não mais acharia um companheiro à altura para Borges. E, aos 50 minutos daquele mesmo jogo, surgia a heterodoxa solução: o zagueiro Rafael Marques marcou o gol salvador e levou o jogo à prorrogação. Agora, no Grêmio é assim: quem resolve lá na frente é a defesa.
Depois do título do primeiro turno, o time titular do Grêmio foi a campo em mais três jogos, dois pelo Gauchão e um pela Libertadores. Nesse período, a defesa contribuiu com quatro gols, quase a metade dos tentos da equipe. Quando a dupla André Lima e Borges estava na ativa, a parcela de participação de laterais e zagueiros ao balançar as redes era bem menor.
Rafael Marques é artilheiro em 2011
Foto: Ricardo Duarte
Para se ter uma ideia, em janeiro, apenas dois dos 10 gols foram de jogadores com características defensivas. Em fevereiro, a conta subiu para três gols, mas em 19 gols no total. Em março, um pulo maior: dos 17 gols do Grêmio (contando formações titulares e reservas), cinco saíram dos pés dos homens de contensão. No total em 2011, 10 gols de defensores dos 46 marcados - seis só de zagueiros.
No ano passado, com a fase abençoada de Jonas (artilheiro do Brasileirão com 23 gols) e André Lima (com 11 gols), Renato precisou dos seus jogadores de marcação lá na frente em apenas seis dos 53 gols tricolores, desde sua estreia no campeonato nacional, em agosto.
A prova cabal da importância dos naturais destruidores na construção ofensiva veio no último jogo. Na vitória por 3 a 1 sobre o Pelotas, os últimos gols foram marcados pelos zagueiros Rodolfo e Rafael Marques. O recente retrospecto de sucesso é atribuído à bola parada, treinada à exaustão por Renato. Segundo o técnico, os cruzamentos pelo alto funciona como uma verdadeira "arma" do Grêmio em campo. Basta uma rápida observação num treino no Olímpico para se notar o esmero de Renato nesse fundamento. Tanto no sentido ofensivo quanto no defensivo.
— Peço muita atenção e concentração total. Tem que sempre buscar a melhor colocação do companheiro — ensina Renato. — Temos bons batedores e bons cabeceadores. E o time é alto — enaltece.
Rodolfo fez o dele no domingo
Foto: Ricardo Duarte
Mesmo que os números apontem uma crescente dependência da artilharia vinda da retaguarda, Renato não se sente incomodado com o jejum de gols de Borges, que não marca desde o dia 3 de março, há quatro jogos. Enquanto não encontra um companheiro à altura para o centroavante (André Lima deve ficar de fora por mais 20 dias), o técnico o isenta de culpa.
— Sabemos que o Borges pode dar ainda mais. Ele está voltando de lesão, está se readaptando e vai nos ajudar muito — garante o comandante.
Símbolo maior dessa nova tendência, Rafael Marques já tem quatro gols anotados este ano. Está a apenas dois gols de alcançar Borges e André Lima, artilheiros do Grêmio na temporada. Pela evolução meteórica dos números, é bom a dupla de avantes se cuidar. No Gauchão, o defensor já alcançou Borges, com quatro gols cada.
— É uma situação diferente na minha posição de zagueiro, em todos os clubes que passei fiz gols, mas não a ponto de chegar a ser artilheiro da equipe, longe de mim pensar isso, primeiro tenho que fazer meu papel de defender — desconversa Rafael Marques. Apesar da modéstia, o zagueiro já provou, ao marcar aos 50 minutos de uma decisão, que não costuma desistir.
Grêmio 2011
46 gols
10 gols de defensores
Março
17 gols
sete jogos
cinco gols de defensores
Rafael Marques (Grêmio 2x2 Caxias)
Mário Fernandes (Grêmio 6x0 Inter-SM)
Rafael Marques (Grêmio 6x0 Inter-SM)
Rafael Marques (Pelotas 1x3 Grêmio)
Rodolfo (Pelotas 1x3 Grêmio)
Fevereiro
19 gols
oito jogos
três gols de defensores
Vilson (Grêmio 2x0 Caxias)
Gilson (Grêmio 3x0 Oriente Petrolero)
Gabriel (Grêmio 4x2 Cruzeiro)
Janeiro
10 gols
sete jogos
dois gols de defensores
Rafael Marques (Grêmio 2 x 2 Lajeadense)
Bruno Collaço (Grêmio 2 x 1 Inter)
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.