| 10/03/2011 11h43min
Florianópolis terá o privilégio de comemorar seus 285 anos com dois times de futebol na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Depois de mais 30 anos, Avaí e Figueirense jogam na elite do esporte nacional.
Não precisa nem dizer que a rivalidade, tradicionalmente acirrada, ganhou força com a possibilidade de enfrentamento entre os grandes. Então confira aí um pouco da história de cada clube e depoimentos de torcedores apaixonados.
Avaí
A história do Avaí, ou Leão da Ilha, começa em 1923, quando o comerciante Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos que costumava jogar bola onde hoje é o Bairro Agronômica, em Florianópolis. Como forma de incentivo, presenteou o grupo com um uniforme completo, com camisas listradas em azul e branco (uma homenagem ao antigo Riachuelo), além de bola, chuteiras, calções e meias azuis.
Os mesmo garotos decidiram fundar um clube, também com a ajuda de Horn. O nome do novo time seria "Independência" e teria como presidente o próprio Sr. Amadeu Horn. Influenciados por Arnaldo Pinto de Oliveira, que argumentava ser Independência um nome complicado para a torcida, eles acabaram mudando o nome para Avahy, em referência à Batalha do Avahy, travada durante a Guerra do Paraguai.
Para representar o Leão da Ilha, escolhemos um fanático torcedor. Marcos Lacerda Queiroz conta um pouco de sua história com o time do coração e defende sua paixão. Dá uma olhada!
Figueirense
Também conhecido como o Furacão do Estreito (bairro onde fica o Estádio Orlando Scarpelli), já foi campeão do Catarinense por 15 vezes. A história do clube começa na década de 1920, mais precisamente no dia 12 de junho de 1921. A ideia da fundação partiu de um jovem esportista chamado Jorge Albino Ramos.
O nome escolhido foi uma homenagem ao local onde foi feita a maioria das reuniões para tratar da criação do clube, na localidade da Figueira, no Centro da cidade.
A década de 1930 é lembrada como a melhor do time, com o maior número de títulos conquistados em 10 anos, além do feito de se consagrar campeão de todos os torneios dos quais participou em 1932.
Um jogador esteve presente em todas as conquistas dos anos 1930: Carlos Moritz, conhecido como Calico. Ele foi o jogador que por mais tempo vestiu a camisa do Figueirense, sendo também recordista de títulos pelo alvinegro e um dos seus principais goleadores.
Para defender sua paixão e desejar Feliz Aniversário para a cidade em nome da torcida alvinegra, dois fanáticos em família. O empresário Aloísio dos Santos e o filho Luís Felipe Gubert dos Santos, de 16 anos, mandam a mensagem no vídeo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.