| 12/02/2011 08h56min
O formato original do Sul-Americano Sub-20 não prevê a tradicional final. Porém, o andamento do hexagonal decisivo, no qual as seis equipes classificadas se enfrentaram, premiou a competição com uma legítima decisão. O clássico Brasil x Uruguai vai definir quem fica com o título, coincidentemente a partida que marca o encerramento do campeonato. Brasileiros e uruguaios entram em campo a partir da 0h10 (de sábado para domingo), no Estádio Monumental de La Unsa, em Arequipa, no Peru.
A Celeste Olímpica está em vantagem. A equipe do atacante Luna, destaque nas cobranças de falta, lidera o hexagonal final com 10 pontos e já garantiu presença nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Por isso joga pelo empate. O Brasil está logo atrás, com nove, e precisa da vitória se quiser levar o troféu para casa. Matematicamente, os brasileiros ainda não garantiram presença na Inglaterra. Isso porque a Argentina, que no primeiro jogo do dia enfrenta a eliminada Colômbia, tem seis pontos e também pode chegar aos nove. A segurança brasileira está no primeiro critério de desempate, o saldo de gols. O Brasil tem seis, enquanto que os argentinos estão zerados.
Os próprios integrantes da delegação brasileira reconhecem que só uma tragédia vai impedir o país de disputar mais uma Olimpíada.
— Estamos muito concentrados, mas temos consciência de nossa situação — observa o técnico Ney Franco. — Além disso, vamos a campo sabendo do que precisamos, pois a Argentina joga antes — acrescenta.
O Brasil ainda conta com a volta de Neymar. Artilheiro da competição, com sete gols, o atacante teve de cumprir suspensão no último jogo, vitória por 1 a 0 sobre o Equador.
— Rapaz, nunca sofri tanto. Não é bom ficar lá na tribuna. Meu negócio é mesmo dentro do campo— afirma o craque, que acompanhou de fora o sofrimento do time para vencer os equatorianos.
BRASIL
Gabriel, Danilo, Saimon, Juan e Alex Sandro; Fernando, Casemiro, Lucas e Oscar; Neymar e Willian José
Técnico: Ney Franco
URUGUAI
Ichazo, Platero, Olivera, Cabrera e Polenta; Cayetano, Prieto, Mayada e Luna; Vecino e Machado
Técnico: Juan Verzeri
Estádio: Universidad Nacional San Agustin, em Arequipa (Peru).
Horário: 0h10min (de Brasília)
Árbitro: Antônio Arias (PAR), auxiliado por Francisco Mondria (CHI) e Rodney Aquino (PAR).
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.