| 25/12/2010 07h12min
O clicEsportes selecionou 10 atletas de diferentes esportes, brasileiros e estrangeiros, que se destacaram e chamaram atenção com grandes desempenhos em 2010. Confira abaixo:
Neymar
O garoto Neymar já era apontado como grande promessa do Santos neste ano. Além de ser figura importante na conquista do título do Paulistão, ele ainda foi artilheiro no título da Copa do Brasil, com 11 gols. Foi convocado para a Seleção Brasileira e marcou gol no amistoso com os Estados Unidos, o primeiro sob o comando de Mano Menezes. Poderia ter demorado menos a voltar a vestir a amarelinha se não tivesse envolvido em polêmica com o técnico Dorival Júnior. A segunda convocação só veio no último compromisso do ano, a derrota por 1 a 0 para a Argentina.
Kevin Durant
Mesmo defendendo o modesto Oklahoma City Thunder, franquia mais jovem da NBA, o ala Kevin Durant encerrou a temporada regular 2009/2010 como o cestinha, com média de 30,1 pontos. No Mundial da Turquia, ajudou a seleção norte-americana a conquistar o título e ainda foi eleito o MVP. Ele bateu o recorde de participações dos EUA em Mundiais com média de 22,8 pontos por jogo.
Wesley Sneijder
Nós, brasileiros, não temos boas lembranças do meia Wesley Sneijder, carrasco da Seleção na Copa da África do Sul. O holandês foi o principal jogador de duas equipes que chegaram a decisões dos campeonatos mais importantes do futebol mundial. Na Liga dos Campeões, comandou as ações da Inter de Milão, que superou o Bayern de Munique e conquistou a Liga dos Campeões. Teve menos sorte na Copa da África do Sul, onde não evitou a derrota da Holanda para a Espanha na final, e em Abu Dhabi, onde deixou de participar da final do Mundial de Clubes devido a uma lesão.
Lionel Messi
Detentor do título de melhor jogador do mundo, o argentino Lionel Messi não deixou a peteca cair. Apesar de não ter tido sucesso com o Barcelona na Liga dos Campeões e com a Argentina na Copa do Mundo, ele foi um dos principais nomes do time catalão na conquista do Campeonato Espanhol. Marcou 11 gols na Liga e 30 no Nacional na temporada 2009/2010.
Cesar Cielo
Em 2008, em Pequim, Cesar Cielo conquistou a medalha de ouro nos 50m livre nos Jogos Olímpicos de Pequim. No ano passado, ele foi a Roma para vencer as provas de 50m e 100m livre no Munnial. No final deste ano, o nadador fez história ao unificar as duas categorias no Mundial de Piscina Curta, realizado em Dubai. Neste ano, ele também acertou com o Flamengo, sendo responsável por cinco das 11 medalhas ganhas pelo clube no Troféu Maria Lenk.
Fabiana Murer
A brasileira Fabiana Murer soube aproveitar a má fase de Yelena Isinbayeva e se firmou em 2010 como um dos principais nomes do atletismo mundial. Ela foi campeã mundial indoor no Catar, atingindo a marca de 4,80m. Depois, ela saltou 4m81cm e venceu a Diamond League em Zurique. A melhor marca do ano de Fabiana foi 4m85cm.
Jonas
Poucos jogadores cresceram tanto em 2010 quanto o gremista Jonas. Depois de ter sido um dos principais nomes do título gaúcho, o atacante continuou marcando seus gols, mas eles não eram suficientes para dar fim à má fase do Grêmio. Com a chegada de Renato Portaluppi, no entanto, o atacante cresceu e virou destaque do time que se tornou a sensação do campeonato, com uma arrancada sensacional que culminou na melhor campanha do segundo turno. Resultado: foi o artilheiro do Brasileirão, com 23 gols.
Giuliano
O título da Copa Libertadores de 2010 conquistado pelo Inter passou pelos pés de um jogador que saiu do banco de reservas para dar inúmeras alegrias à torcida. Foram vários gols marcados pelo garoto, que, mesmo sendo reserva o tempo todo, foi eleito o melhor jogador da competição continental. Destaque para o gol salvador diante do Estudiantes, em Quilmes, que reverteu uma eliminação nas quartas de final quando faltavam menos de 10min para o final da partida.
Rafael Nadal
Não é novidade que Rafael Nadal se firme como um dos maiores nomes do esporte no ano. Além de estar há 73 semanas na liderança do ranking, o espanhol conquistou três títulos de Grand Slam: Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos. Assim, ele se tornou o sétimo homem a ter no currículo os quatro principais campeonatos do tênis mundial. Também em 2010, Nadal venceu os Masters 1000 de Monte Carlo, Roma e Madri.
Murilo Endres
Murilo Endres já era titular da seleção brasileira de vôlei e empilhava títulos. Porém, com a renovação feita pelo técnico Bernardinho, alguns dos jogadores veteranos – entre eles o irmão Gustavo – deixaram a equipe. O gaúcho de Passo Fundo chamou a responsabilidade para si. Resultado: foi eleito o melhor jogador das conquistas da Liga Mundial e do Mundial de Roma.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.