| 17/07/2010 08h13min
Criado "aos 19 dias do mês de julho do ano de 1900", como registra sua ata de fundação, o Sport Club Rio Grande completa 110 anos na próxima segunda-feira. Atento à Copa de 2014. Reconhecido como clube mais antigo do país pela CBF, que transformou o 19 de julho em dia nacional do futebol, o Vovô quer ganhar visibilidade com o Mundial. Para atrair visitantes curiosos pelos primórdios do futebol pentacampeão, vislumbra melhorar a estrutura física do seu memorial.
Organizado desde 2000, o acervo conta com 7,2 mil peças, entre taças, medalhas, fotografias, flâmulas, recortes de jornais e atas. Palavras como scratch e ground saltam de documentos, como a carta de 23 de maio de 1909, que anuncia a criação de um novo team em Porto Alegre, o Sport Club Internacional.
No entanto, as relíquias merecem melhor acondicionamento. Duas salas escuras, úmidas e mal ventiladas, nos fundos da sede do clube, no Centro de Rio Grande, acomodam peças do quilate da taça de campeão gaúcho de 1936, principal título da agremiação.
A intenção é migrar o material para o edifício Germânia, onde alemães e ingleses fundaram o Vovô. Interditado, o local precisa ser restaurado. O projeto passa por avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). Se aprovado, ainda faltará captar R$ 1,5 milhão para executar a obra.
– O sonho é ter as novas instalações em 2014. A Copa é logo ali. O Rio Grande é a história do futebol brasileiro – afirma a diretora do memorial, Helena Portella.
O Memorial Johannes Christian Moritz Minnemann
Patrimônio histórico e cultural do Estado, o Memorial do Rio Grande leva o nome do alemão que fundou o clube. O acervo preserva relíquias do futebol gaúcho e brasileiro.
Quadro e taça Intendência de Porto Alegre
Quadro com a equipe campeã da Taça Intendência de Porto Alegre, conquistada em 1909, após vitória por 3 a 1 diante do Grêmio, no ground do Moinhos de Vento. De prata, com detalhes em ouro, a taça tem 34 centímetros de altura, por 14 de largura.
Faixa de campeão gaúcho de 1936
Em cetim, faixa branca tem estampada a escritura “campeão estadual”. Comemora a conquista de 1936, sobre o Internacional.
Quadro campeão gaúcho de 1936
Quadro pintado, com a fotografia do scratch campeão estadual de 1936. A foto traz em pé Ernestino; Darinho, Paulinho, Pecce, Fruto, Juvêncio e Sabguinho. Agachados estão Cazuza, Carruíra, Munheco, Chinês, Toco, Marzel e Roberto.
Taça campeão gaúcho 1936
Peça mais importante do memorial, é de prata. Foi conquistada após duas vitórias sobre o Internacional – 3 a 2 e 2 a 0.
Bola do Fruto
Em couro, a bola foi utilizada no primeiro jogo da decisão de 1936 contra o Internacional. Em um choque, o defensor Fruto cortou a cabeça. Enfaixado, evitou com um testaço o empate colorado. Seu sangue ficou marcado na bola.
Ficha com uniformes
De 1914, a arte apresenta os três uniformes do Rio Grande, um verde, um amarelo e outro vermelho.
Carta colorada
O documento escrito à mão, assinado pelo primeiro presidente colorado, João Leopoldo Seferin, informa ao Rio Grande a criação do Sport Club Internacional. É de 23 de maio de 1909. A relíquia é desejada pela diretoria colorada, porém o Vovô não quer se desfazer da peça.
Cópia da ata de fundação
Com atas regulares a partir de 1904, o Rio Grande guarda uma cópia da sua ata de fundação, de 19 de julho de 1900.
Taça Serrada
Em 1940, Rio Grande e São Paulo chegaram à decisão da Taça Confraternização. Após sucessivos empates, inclusive na decisão por pênaltis, decidiu-se dividir a taça em duas partes. Cada clube ficou com a sua.
Ofício CBD
O ofício nº 7111, de 28 de julho de 1975, reconhece o Sport Club Rio Grande como o clube de futebol mais antigo do Brasil. O documento foi expedido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
Acervo
4.000 registros de jornais
1.700 documentos históricos
1.230 fotos
270 taças e troféus
51 fitas de vídeo
48 placas
4 bolas
15 medalhas
47 flâmulas
24 diplomas
Total: 7,2 mil peças
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.