| 02/06/2010 06h10min
A nove dias do início da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, os gaúchos começam a se preparar para torcer pela Seleção escalada pelo conterrâneo Dunga. Já é possível ver as cores verde e amarela enfeitando ruas e estabelecimentos comerciais no Estado.
Alfredo, um cachorro de sete anos da raça Golden Retriever, já torce para a Seleção desde a Copa de 2006, quando ganhou uma camiseta verde e amarela para vestir durante os jogos. Segundo o proprietário do cão, o advogado Marco Antônio Campos, além de fazer o cachorro entrar no clima da Copa, a roupa também ajuda Alfredo a enfrentar o frio "de renguear cusco" característico do inverno gaúcho.
Mas engana-se quem pensa que Alfredo é um torcedor principiante. Ele já foi muito bem treinado para assistir ao futebol:
- Quando eu estou nervoso com o Internacional, ele fica em volta da TV - brinca Marco Antônio.
Em frente ao Hotel Continental, em Porto Alegre, a escultura do Deus Mercúrio, associado ao comércio na mitologia romana, também foi fardada com o uniforme da Seleção Brasileira de futebol. A ideia de vestir a obra, de autoria do artista plástico Paulo Batista da Siqueira, partiu de um dos funcionários do hotel ainda na Copa de 2006, quando a escultura ostentou na camisa o número 9, de Ronaldo Nazário.
De acordo como gerente comercial e de marketing do hotel, Roberto Lacombe, o sucesso foi tanto que a escultura foi novamente fardada para a Copa 2010. Desta vez, com o número 10, de Kaká.
— Virou cartão postal da cidade. Os hóspedes e as pessoas que chegam na rodoviária param e batem fotos com a escultura — afirma o gerente.
Há cerca de 15 dias, uma rede de 18 postos de combustível da Capital foi decorada com balões verdes e amarelos para deixar funcionários e clientes em clima de Copa do Mundo. Segundo o gerente de um dos postos, Carlos Alfredo Silveira, a ideia tem sido bem recebida por todos que passam pelo local:
— As pessoas estão gostando bastante. É legal acompanhar o que está acontecendo, as pessoas entram no clima. E isto é bem visto no comércio — disse o gerente.
Não é só na Capital que os lojistas encaram a Copa do Mundo como uma razão para decorar as lojas e atrair clientes. A movimentação também acontece em cidades do interior, como em Novo Hamburgo, onde os estabelecimentos comerciais também estão sendo decorados com os motivos da Seleção Canarinho.
Além do apelo comercial no uso do verde e amarelo, há quem se reuna em torno das cores da bandeira brasileira para promover a integração entre vizinhos. Na Rua Carlos Barboza, em Jaguarão, onde mora o senhor Nelson Melgaris, cada morador colabora com R$ 10 e ele vai às compras para adquirir o material que enfeita a quadra para a Copa. Os vizinhos já torcem juntos há cinco Copas do Mundo, contabilizando 20 anos de tradição.
E você, vai decorar sua casa ou local de trabalho para acompanhar a Copa? Mande sua foto e mostre como você vai torcer para o Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.