| 07/01/2010 14h29min
O Campeonato Catarinense deste ano será disputado em 3 Etapas, com Turno, Returno e Finais, diferente das quatro etapas no ano interior. Este novo formato foi registrado e publicado pela FCF (Federação Catarinense de Futebol) no dia 3 de dezembro de 2009. Os dois clubes com pior campanha serão rebaixados para a Divisão Especial.
1ª Etapa
As duas primeiras Etapas da competição serão divididas em três fases: Inicial, Semifinal e Final. Na Fase Inicial da 1ª Etapa (Turno) os 10 clubes jogarão todos entre si, conforme a tabela elaborada pela FCF no sistema de pontos corridos, classificando-se para a Fase Semifinal os quatro melhores colocados.
Na próxima fase, a Fase Seminfinal, será realizada em jogos únicos. A partida entre o primeiro colocado do Turno contra o quarto será denominada Grupo "A", e o confronto entre o segundo melhor colocado e o terceiro será chamado de Grupo "B". Os
melhores classificados serão os mandantes desta fase. Em
caso de empate, o dono da casa passa para a Fase Final.
A Fase Final do Turno também terá apenas uma partida. Chamada de Grupo "C", o mandante desta disputa será o clube que tiver feito o maior número de pontos na Fase Inicial, excluindo os pontos adquiridos na Fase Semifinal. Em caso de empate, mais uma vez, o Campeão do Turno será o mandante do confronto, que receberá um troféu definitivo a ser denominado pela Diretoria da FCF e, consequentemente, estará classificado para a disputa da 3ª Etapa, as Finais da Competição.
2ª Etapa
No Returno seguem os padrões do Turno, com os jogos de volta. Com as semifinais denominadas Grupo "D" e Grupo "E", e a Fase Final, Grupo "F".
3ª Etapa
As Finais da Competição serão realizadas em dois jogos de ida e volta, entre os vencedores do Turno e Returno, nos dias
25 de abril e 2 de maio. Caso o mesmo time vença estas duas etapas, a segunda vaga nas finais pertencerá, por
critério técnico, ao clube que obtiver o maior número de pontos nas fases de pontos corridos.
O mandante da segunda partida será o clube com a melhor campanha na soma das Fases Iniciais. Sagrar-se-á o campeão aquele clube que realizar o maior número de pontos nas duas partidas. Em caso de empate no número de pontos ganhos, o critério de desempate será o saldo de gols e, em caso de novo empate neste quesito, o mandante da partida de volta fica com a taça.
Para o campeão, além da glória, uma vaga na Copa do Brasil de 2011, o troféu transitório "Taça Colégio Catarinense - 100 anos", além troféu definitivo da FCF, que deverá ter seu nome comercializado pela Federação.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.