clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 09/08/2009 17h50min

Brasileiro é vítima de racismo no futebol eslovaco

Adauto, ex-Atlético-PR, ouviu imitações de macaco da torcida adversária

Mais um caso de racismo contra brasileiros no futebol europeu aconteceu neste domingo, na Eslováquia. A vítima da vez é o atacante brasileiro Adauto, ex-Atlético-PR e Ponte Preta, que sofreu graves insultos racistas da torcida do MFK Kosice na vitória de sua equipe, o MSK Zilina, na casa do adversário.

Faltando seis minutos para o fim da partida, quando o placar já apontava 2x0 para os visitantes, o chefe da delegação da Federação Eslovaca interrompeu a partida e informou ao árbitro as atitudes racistas de torcedores do Kosice contra o brasileiro. Segundo a autoridade, eles reproduziam sons e gestos de macaco cada vez que Adauto pegava na bola. O barulho acabou ficando ainda maior com a atitude do comandante.

Os atos racistas podem gerar punição severa ao clube eslovaco. O MFK Kosice é o próximo adversário da Roma na Liga da Europa 2009-2010, e pode perder o mando de campo contra os italianos.

— Mais uma vez isso acabou acontecendo, uma pena. Já sofri muitas vezes na República Checa mas aqui na Eslováquia é a primeira. Espero que as autoridades façam alguma coisa. O futebol não pode mais ter esse tipo de torcedor dentro dos estádios — lamentou o atacante brasileiro.

Em 2003, Adauto foi vítima de insultos racistas em vários estádios quando atuava no Slavia Praga, da República Checa. Primeiro negro a disputar a divisão de elite do país, Adauto chegou a ver cascas de banana atiradas ao campo em alguns jogos. No clássico contra o Spartak, o primeiro ministro do país assistiu de camarote as ofensas em coro e convidou o brasileiro para ser protagonista de uma campanha nacional contra o racismo. Até selo postal o atacante virou.

Ainda nos vestiários, enquanto era procurado por grande parte da imprensa local, Adauto admitiu que a vida para negros no Leste Europeu não é fácil, mas elogiou a Eslováquia por diversas vezes antes do acontecido.

— Aqui nunca vi esses insultos que aconteciam em Praga — afirmou.

As informações são do portal Soccer System.

Divulgaç?o / 

"Espero que as autoridades façam alguma coisa", disse Adauto (E)
Foto:  Divulgaç?o


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.