| 19/01/2009 16h00min
A seleção brasileira estreia, nesta terça, no Sul-Americano Sub-20 diante do Paraguai, no Estádio Cachamay, em Puerto Ordaz, Venezuela. A partida será às 23h30min (horário de Brasília). A equipe nacional busca o bicampeonato. Há dois anos, o Brasil conquistou o torneio e a vaga nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Nas 23 edições disputadas até hoje, a seleção foi campeã nove vezes e vice em outras sete.
Para manter o bom desempenho, o grupo comandado pelo técnico Rogério Lourenço conta com talentos, como o atacante Dentinho e o meia Douglas Costa, destaques de Corinthians e Grêmio, respectivamente. Do Inter, a equipe conta com os jogadores Sandro, Giuliano e Walter.
— Temos uma equipe muito compacta em todos os setores, com jogadores de primeiro nível. Temos tudo para avançar no torneio com prudência. A estreia é contra o Paraguai, que é sempre difícil — comentou Rogério.
Como preparação para o torneio, o Brasil jogou três
amistosos, sempre diante de clubes
pequenos do Rio de Janeiro, e venceu todos: derrotou o Friburguense por 1 a 0 na Granja Comary, Boavista (2 a 1, no Estádio Olímpico João Havelange), e o Olaria (3 a 1, também em Teresópolis).
Para Douglas Costa, que disputará sua primeira competição oficial pelo país, a expectativa é grande:
— Vai ser emocionante poder jogar uma competição tão importante com a camisa do Brasil. Não vejo a hora de entrar no gramado e fazer meu primeiro gol — comentou o jogador ao site da CBF.
O Sul-Americano Sub-20 terá duas fases: a primeira contará com as 10 seleções em dois grupos de cinco - o Brasil está no B, que também conta com Chile, Bolívia e Uruguai. A Chave A terá Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Todos se enfrentam em turno único, dentro das chaves, e os três primeiros avançam.
A segunda e última etapa será marcada por um hexagonal final, também em turno único, em que o time com mais pontos será o vencedor. Os
quatro primeiros colocados se garantem no Mundial
Sub-20, a ser disputado em setembro no Egito. Pelo lado paraguaio, a expectativa é chegar ao hexagonal final.
— Nossa primeira meta é chegar à próxima fase, para depois pensar na possibilidade real de chegar ao mundial — disse o argentino Adrián Coria, técnico da equipe sub-20 do Paraguai e auxiliar de seu compatriota Gerardo Martino na seleção principal.
As forças do Paraguai são o zagueiro central Ronald Manzur, das categorias de base do Liverpool, da Inglaterra, e o atacante Luis Fernando Páez, que defende o Fátima, da terceira divisão de Portugal.
Prováveis escalações
Brasil: Renan, Patric, Wellington, Rafael Tolói e Everton; Sandro, Giuliano, Douglas Costa e Renan Oliveira; Dentinho e Walter. Técnico: Rogério Lourenço
Paraguai: Silva; Piris, Cabrera, Manzur e Cristaldo; Pérez, Burgos, Ortiz e Martínez;
Ramírez e Luis Páez. Treinador: Adrian Coria
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.