| 17/02/2008 10h22min
A Polícia da parte sérvia na Bósnia reforçou as medidas de segurança para prevenir possíveis desordens ou protestos violentos quando ocorrer a proclamação unilateral da independência do Kosovo neste domingo, em Pristina. A missão militar da União Européia na Bósnia (Eufor) não espera que haja ameaças para a paz e a segurança nesse país balcânico. O porta-voz da Eufor, comandante David Fielder, disse em Sarajevo que a situação na Bósnia é de calma e estabilidade, e que a tropa européia está preparada para responder a todos os desafios.
O ministro do Interior servo-bósnio, Stanislav Cadjo, disse à imprensa em Banja Luka que a Polícia na parte sérvia da Bósnia garantirá a segurança dos cidadãos e de suas propriedades se surgir algum perigo para a paz. No entanto, os líderes políticos dos sérvios da Bósnia advertem que a independência do Kosovo é um precedente que pode ter impacto na situação do país. "A proclamação unilateral da independência do Kosovo e os que a apóiam introduzirão nos Bálcãs ocidentais e na Europa uma desestabilização com conseqüências imprevisíveis", disse o co-presidente sérvio da Bósnia, Nebojsa Radmanovic. A Bósnia é um Estado composto por dois entes - a República Sérvia e a Federação da Bósnia (muçulmano-croata) - e o distrito neutro de Brcko, colocado sob supervisão internacional.
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.