clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/02/2008 12h28min

Atores e diretor lançam Tropa de Elite em Berlim

Filme concorre ao Urso de Ouro, que será entregue no sábado

O longa-metragem Tropa de Elite, concorrente brasileiro ao Urso de Ouro no 58º Festival de Berlim, faz nesta segunda-feira sua estréia no evento. A sessão oficial competitiva ocorre nesta tarde.

Estarão presentes o diretor, José Padilha, e parte da sua equipe — os atores Wagner Moura (Capitão Nascimento) e Maria Ribeiro (Rosane, a mulher do capitão), o fotógrafo Lula Carvalho e os produtores Marcos Prado e Eduardo Constantini.

Os outros dois filmes da competição (entre 21 longas) programados para hoje são o alemão Kirschblüten-Hanami (O desabrochar das cerejas), de Doris Dörrie, uma tragicomédia sobre a vida amorosa de um homem, e o chinês Man Jeuk (O pardal), de Johnnie To, sobre jovens delinqüentes.

O festival anuncia os vencedores e entrega seus prêmios no próximo sábado.

Trailer do filme


Exibição para a imprensa estrangeira


Nesta manhã, o filme foi exibido para a imprensa local, sob o título de The elite squad, com legendas em alemão, narrado em inglês, francês e espanhol por meio de fones de tradução simultânea. A reação da crítica foi positiva.

Muito do charme da produção brasileira se perdeu na tradução. Pede para Sair virou "ask to quit", "O senhor é um moleque" virou "you're punk”, "O senhor é um fanfarrão" virou algo como "you're buffon". Inclusive o "põe na conta do Papa" que ficou sem a menor graça quando traduzido para "on pope's account'.

Embora a imprensa estrangeira não tenha entendido a metade das tiradas hilárias do Capitão Nascimento, gostou da “cena da granada”, um dos pontos altos do filme dirigido por Padilha.

Durante a entrevista coletiva, a equipe ouviu questões sobre o impacto do filme brasileiro na estréia e muita curiosidade sobre como é ter de negociar com traficantes para poder filmar numa favela, a violência, a crueldade da guerrilha dos morros, a pirataria que tomou conta no lançamento no Brasil.

COM INFORMAÇÕES DA EFE E G1
Joerg Carstensen, EFE / 

Da esquerda para direita: produtores Eduardo Constantini e Marcos Prado, ator Wagner Moura, diretor José Padilha e atriz Maria Ribeiro
Foto:  Joerg Carstensen, EFE


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.