Notícias

 | 14/06/2005 22h49min

Câmara tenta votar seis MPs que trancam pauta na quarta

Deputados irão discutir auxílio-doença, crédito para Defesa e reforma

Depois de um dia sem votações, em que todas as atenções do Congresso Nacional estiveram voltadas para o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), a Câmara dos Deputados promete retomar nesta quarta-feira, dia 15, a rotina de votações em plenário. O presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), convocou sessão extraordinária para a manhã, na tentativa de iniciar a votação das seis Medidas Provisórias (MPs) que trancam a pauta da Casa Legislativa.

O plenário vai analisar a MP 242/05, que modifica as regras de cálculo do auxílio-doença e auxílio acidente, e a MP 244/05, que autoriza crédito extraordinário de R$ 20 milhões para o Ministério da Defesa. Outro tema que deverá dominar as discussões na Câmara nesta quarta-feira é a reforma política. O assunto voltou à tona depois das denúncias feita por Roberto Jefferson sobre o suposto pagamento de "mensalão" a parlamentares do PP e PL.

O presidente Severino Cavalcanti vai se reunir em um café da manhã com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com os líderes dos partidos para discutir a reforma política. O objetivo do encontro é tentar construir um acordo entre os líderes para que a votação da reforma seja acelerada no Congresso Nacional.

Alguns pontos da reforma já foram aprovados pelo Senado e a maioria dos parlamentares defende a implantação gradativa das modificações no sistema político nacional. Em 2006, entrariam em vigor propostas como a fidelidade partidária e a verticalização das alianças que obrigam a repetir nos estados as coligações nacionais. Em 2008, outros pontos da reforma passariam a vigorar, como o financiamento público de campanha e o sistema eleitoral misto.

As informações são da Agência Brasil.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.