| 14/12/2005 15h46min
O governo norte-americano ofereceu uma ajuda de US$ 2,7 bilhões no próximo ano para os países menos desenvolvidos. O anúncio foi feito hoje, pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, durante sessão plenária da 6ª Reunião Ministerial da OMC. Rob Portman disse que a quantia vai servir para o fortalecimento do comércio naqueles países.
A oferta faz parte da tentativa norte-americana de destravar as negociações. Portman afirmou que a ajuda financeira só virá se houver uma contrapartida no corte substancial nas barreiras ao comércio de produtos agrícolas, manufaturados e serviços. O representante norte-americano também pediu que os negociadores pressionem a União Européia para cortar as altas tarifas reclamadas pelos países em desenvolvimento.
– Qualquer avanço em acesso a mercado para produtos agrícolas será bem-vindo – declarou Portman aos delegados dos 149 países presentes na conferência.
Em outubro deste ano, os Estados Unidos
apresentaram uma proposta de redução de 53% no
seu orçamento dos subsídios, em cinco anos. Ainda que considerada insuficiente pelos países em desenvolvimento, a oferta pressionou a União Européia. Para o ministro brasileiro de Relações Exteriores, Celso Amorim, somente uma boa oferta européia de acesso a mercados poderá fazer com que os Estados Unidos também melhorem a sua proposta, destravando a rodada de negociações.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.