| 22/11/2003 12h40min
Chega a 18 o número de vítimas dos ataques com carros-bomba em duas delegacias de polícia ao norte da capital do Iraque, Bagdá neste sábado, dia 22. Os atentados a bomba feriram em torno de 53 pessoas. Segundo soldados que viram a cena, um carro acelerou em direção a uma delegacia na cidade de Khan Bani Saad, e detonou após a polícia abrir fogo. De acordo com o capitão Ryan McCormack, seis policiais e três civis morreram no local, além do motorista do veículo.
Outro carro-bomba atingiu o quartel-general da polícia na cidade vizinha de Baquba, 65 quilômetros ao norte de Bagdá. Nesse ataque, subiu para nove o número de pessoas mortas. Segundo o tenente-coronel William MacDonald, porta-voz da 4ª Divisão de Infantaria dos Estados Unidos, as vítimas são sete policiais e dois civis. O levantamento das mortes não inclui o terrorista que dirigia o carro-bomba. Algumas testemunhas afirmaram que o homem, ainda não identificado, vestia um uniforme de polícia.
O prefeito de Khan Bani Saad declarou que as guerrilhas vinham fazendo inúmeras ameaças aos iraquianos que cooperam com os norte-americanos.
– Nós somos ameaçados diariamente com a possibilidade de bombardeios – afirmou Nayef al-Zaydi à Reuters – Eles chegaram até a ameaçar explodir a escola primária.
No aeroporto internacional de Bagdá, funcionários afirmam que foi divulgada a notícia de um ataque a míssil a um avião civil de transporte da companhia DHL, que ainda não confirmou o fato.
Segundo a empresa, o avião decolou do aeroporto de Bagdá retornando em seguida para um pouso de emergência após uma turbina pegar fogo. O acidente estaria sendo investigado.
Um porta-voz norte-americano confirmou que uma aeronave havia declarado "emergência em vôo''. As guerrilhas vêm tentando constantemente atingir aviões que se aproximam do aeroporto de Bagdá.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.