| hmin
Chefes da inteligência alemã afirmaram nesta quinta, dia 20, que as explosões contra alvos britânicos na Turquia pareciam ser ataques da Al-Qaeda para coincidir com a visita do presidente norte-americano, George W. Bush, a Londres.
Ernst Uhrlau, coordenador dos serviços de inteligência da Alemanha, disse que a escolha por alvos britânicos em um dia que Bush está em Londres seria uma maneira simbólica da Al-Qaeda ir de encontro com a América, seu maior inimigo.
Ao menos 25 pessoas morreram nas explosões ocorridas perto do consulado britânico e na sede do Banco HSBC em Istambul.
Segundo August Hanning, chefe da inteligência estrangeira, o alto grau de profissionalismo dos ataques, os alvos simbólicos e as explosões simultâneas apontam a Al-Qaeda como responsável.
Hanning afirmou que a organização – inicialmente enfraquecida quando os Estados Unidos se dirigiram contra suas bases no Afeganistão e derrubaram seus protetores do Taliban em 2001 – agora se "regenerou''.
Ele negou especular se uma sequência de três ataques do estilo da Al-Qaeda na Arábia Saudita e na Turquia em menos de duas semanas seria precursora de uma intensa onda de ataques terroristas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.