| 20/11/2003 09h57min
Subiu para 17 o número de mortos na série de explosões contra alvos britânicos registrada nesta quinta, dia 20, na capital comercial da Turquia, Istambul, informou a rede CNN, citando autoridades locais. O número de feridos chegaria a 320 pessoas. Pelo menos duas explosões sacudiram a cidade: uma destruiu parte da sede do Banco HSBC e outra um local próximo ao consulado britânico.
As bombas teriam causado danos graves à representação britânica no país. Após o atentado, a bolsa de valores de Istambul foi fechada. O banco HSBC, sediado na Grã-Bretanha, não quis comentar o caso. A instituição finanaceira está na Turquia há mais de 10 anos e tem 157 agências em todo o país. O banco não quis dizer quantos funcionários trabalhavam no escritório de Istambul.
O secretário das Relações Exteriores britânico, Jack Straw, afirmou que os ataques têm todas as características da rede Al-Qaeda. Embora não haja indicação clara de quem seria o responsável, os ataques apresentam "todas as características das operações de terrorismo internacional praticadas pela Al-Qaeda e organizações associadas", disse ele. Segundo Straw, a Grã-Bretanha estava checando o paradeiro de três ou quatro funcionários do consulado.
No último sábado, dois veículos carregados de explosivos foram detonados do lado de fora de duas sinagogas da cidade, matando 25 pessoas e ferindo centenas. Uma unidade da rede Al-Qaeda assumiu responsabilidade pelos ataques do fim de semana e alertou que planejava mais atentados contra os Estados Unidos e seus aliados.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.