| 04/02/2009 17h43min
A análise de amostras de um bugio encontrado morto em Santa Maria vai apontar se a morte foi causada por febre amarela. O rim, fígado, coração e baço do animal achado pelo produtor rural Deomar Vicente Borin, 55 anos, foram recolhidos por uma equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde e encaminhados para o Instituto Evandro Chagas, no Pará.
O animal, que pode ser um alerta de que os mosquitos transmissores da doença estão por perto, foi encontrado na localidade de Estância Velha, em Boca do Monte, na terça-feira.
É a primeira vez que um bugio morto é achado em Santa Maria com as condições necessárias para passar por exames. Os outros quatro bugios descobertos na cidade — um em Santa Flora e três em um mato vizinho ao da casa de Borin — já estavam só na carcaça.
Confira gráfico:
Resultado deve sair em um mês
Segundo o veterinário da Diretoria de Vigilância em Saúde, Rafael Pötter, antes do resultados dos exames, que devem demorar um mês, é impossível saber se a febre amarela chegou a Santa Maria.
De acordo com ele, para evitar a doença é recomendável que todos, especialmente os moradores de Boca do Monte, tomem a vacina.
Confira a reportagem completa na edição desta quinta-feira do Diário de Santa Maria.
É a primeira vez que um bugio morto é achado em Santa Maria com as condições necessárias para passar por exames
Foto:
Claudio Vaz
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.