| 17/01/2009 03h43min
Municípios que estão dentro da área de risco de febre amarela no Estado preparam para hoje um dia intensivo de vacinação contra a doença, principalmente em zonas rurais, onde há maior perigo de contaminação.
Como não é organizada pela Secretaria Estadual da Saúde, a mobilização de cada prefeitura dos 110 municípios gaúchos na zona de perigo da enfermidade ocorre de forma diferente. A indicação é para entrar em contato com a Secretaria da Saúde do município para saber se há e onde ocorre a vacinação hoje.
Em Santo Ângelo, por exemplo, onde foi registrada a primeira morte por febre amarela no Estado desde 1966, três postos de saúde estarão abertos entre 8h e 18h. Na zona rural do município, oito equipes vão percorrer casas para imunizar quem ainda não recebeu a vacina.
– Nossa meta principal é localizar no interior dos municípios essas pessoas que ainda não se vacinaram. É ali que estão os mosquitos transmissores da doença e, consequentemente,
o maior perigo de se contrair a febre
amarela – destacou Nara Damião Makvitz, a responsável pela 12ª Coordenadoria Regional de Saúde em Santo Ângelo.
Outro município que fará plantão especial de vacinação contra a febre amarela hoje é Ijuí, também na Região Noroeste. Conforme o secretário municipal da Saúde de Ijuí, Claudiomiro Pezetta, a iniciativa visa a atender aquelas pessoas que não têm condições de procurar os postos de saúde nos dias de semana. As unidades estarão abertas entre 8h e 17h.
O Rio Grande do Sul contabiliza duas mortes confirmadas por febre amarela. Uma em dezembro, de uma dona de casa de Santo Ângelo, picada pelo mosquito no interior de Eugênio de Castro. A outra, em janeiro, de um industriário de Nova Santa Rita, que esteve em Pirapó durante o Natal para uma pescaria. Pelo menos outros três casos suspeitos em pacientes estão sendo investigados pela Secretaria Estadual da Saúde.
Confira
gráfico:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.