| 24/11/2008 16h43min
A Confederação Brasileira de Judô suspendeu preventivamente o carioca Victor Penalber de competições nacionais e internacionais. O judoca foi pego no exame antidoping durante o Mundial de Judô por equipes, em outubro. Ele ainda será julgado a respeito do caso e pode pegar até dois anos de suspensão.
Atleta da categoria leve (até 73kg), Penalber teve resultado adverso para a substância furosemida, um diurético proibido pela Agência Mundial Antidoping porque pode mascarar o uso de outras substâncias que melhoram o desempenho. O judoca deve perder a medalha de bronze conquistada no Mundial Júnior de Judô em 25 de outubro, mas o Brasil provavelmente não perderá o terceiro lugar no Mundial por equipes.
A CBJ ainda garantiu que vem aplicando medidas para prevenir o doping entre os judocas, através de distribuição anual de uma cartilha com as substâncias dopantes, além de consultas e palestras com uma equipe multidisciplinar da entidade. Em 2004, o gaúcho João Derly foi suspenso por seis meses por ter tomado um diurético proibido para emagrecer. Derly alegou que usou a substância por desinformação. No mesmo ano, ele passou da categoria ligeiro (até 60kg) para a meio-leve (até 66kg), na qual sagrou-se bicampeão mundial.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.