Notícias

 | 06/06/2008 23h39min

Moncho critica ausência de Leandrinho e Varejão da seleção de basquete

Treinador isentou o pivô Nenê e disse que terá que mudar estratégia

O técnico Moncho Monsalve acompanhou, nesta sexta-feira, o treino da seleção brasileira masculina de basquete que disputará o Campeonato Sul-Americano, e não escondeu a frustração por não poder contar com Nenê e Anderson Varejão, e possivelmente com Leandrinho, para o Torneio Pré-Olímpico de Atenas, em julho. Visivelmente contrariado, o espanhol disse que não esperava que Varejão e Leandrinho se ausentassem da disputa, e isentou Nenê de qualquer responsabilidade por seu pedido de dispensa.

– Entendo perfeitamente o Nenê, até porque já tinha recebido dele as informações, mas nunca esperava isso do Leandrinho e do Anderson. Não vou falar nunca mais deles dois. Sou muito amigo do Sandro, irmão do Anderson, e eles nunca me falaram sobre essa situação. Sabia que o Nenê seria muito difícil, mas tinha que convocá-lo. Sei muito bem quem é Leandro Barbosa e quem é Anderson Varejão, mas se eles não estarão conosco, teremos outros jogadores. Não será fácil, porque certamente perdemos algum talento com estes cortes, mas vamos fazer um grande grupo.

Claramente descartando os três brasileiros que atuam na NBA, Moncho revelou que tentou entrar em contato com Leandrinho diversas vezes, sem jamais receber um retorno.

– Falei duas vezes com Artur (irmão do Leandrinho), mandei cinco e-mails para o prórpio Leandrinho, e liguei para os dois telefones dele, o de São Paulo e dos EUA, e ele nunca me respondeu. Leandrinho já disse que terá que fazer exames no dia 12 de junho, e todos sabem que a nossa apresentação será no dia 11. Ele diz que está com problemas no joelho. Terrível seria se isso fosse uma desculpa. Ele não precisa ter respeito por Moncho Monsalve, mas por seu país, e eu sei que ele tem. Não sou brasileiro, mas pelo menos até depois de Atenas, este é o meu país. Não é uma questão de dinheiro, de NBA ou de Europa. A questão é ir aos Jogos Olímpicos – disse, muito contrariado, o treinador.

O treinador disse ainda que terá de rever alguns aspectos táticos e jogadas que tinha desenhado para a equipe, ja que não poderá contar com algumas das principais peças da equipe.

– Teremos que mudar algumas opções táticas que tínhamos previsto. Já tinha desenhado algumas jogadas de 1 contra 1 para o Leandrinho, que é fantástico neste aspecto, e não acho que teremos mais a opção de jogar com três pivôs. Podemos até tentar alguma coisa com JP Batista, mas vamos ter que mudar essa idéia. O certo é que Marcelinho Machado terá que assumir o papel de protagonista desta equipe.

O plano de Moncho Monsalve é convocar quatro jogadores do grupo que disputará o Sul-Americano, utilizando dois deles também no Pré-Olímpico. Entre os mais cotados para integrarem a lista dos que disputarão as duas competições estão Jonathan Tavernari, da Universidade de BYU, nos EUA, Hatila Passos, da Universidade de New Mexico State, e o armador Duda, do Flamengo. Os nomes dos atletas escolhidos serão divulgados na próxima segunda-feira.

Alexandre Vidal, divulgação / 

Técnico Moncho Monsalve disse que não esperava que Varejão e Leandrinho se ausentassem da disputa, e isentou Nenê de qualquer responsabilidade por seu pedido de dispensa
Foto:  Alexandre Vidal, divulgação


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.