Notícias

 | 11/05/2008 01h02min

Sorondo retorna contra o Vasco

Seis meses e uma semana se passaram desde que uma lesão tirou o zagueiro do time

Guilherme Fister  |  guilherme.fister@zerohora.com.br

Quando Sorondo desabou no gramado de São Januário com as mãos no joelho esquerdo, em 4 de novembro de 2007, caía um ídolo em ascensão da torcida do Inter. Seis meses e uma semana se passaram e o gigante uruguaio retornará à equipe neste domingo, às 16h, na estréia do time de Abel Braga no Brasileirão, contra o Vasco. Mais do que um recomeço, a oportunidade é o início de uma corrida contra o tempo.

Apesar da leve melhora no final do campeonato, o Inter de 2007 era um time cambaleante, sem a combatividade e, principalmente, o entrosamento da equipe de 2008. Não foi difícil para Sorondo, zagueiro com vasta experiência internacional, encantar torcedores, comissão técnica e dirigentes logo nas primeiras atuações. Um xerifão castelhano amedrontava adversários e crescia a cada bola afastada para longe do gol defendido por Clemer. Foi grande o abatimento com a lesão mais grave da carreira.

— Fiquei frustrado porque estava vivendo um momento excelente — lembra.

Nos seis meses de parada, Sorondo ficou de fora da Copa Dubai, da pré-temporada nos Emirados Árabes, de toda a campanha do Gauchão e das fases preliminares da Copa do Brasil. O tempo passado na fisioterapia serviu para estreitar os laços de amizade com Ji-Paraná, que também rompeu os ligamentos do joelho, um dia antes, e com Nilmar, que passou boa parte do Estadual tratando uma lesão muscular na coxa.

Enquanto Sorondo penava para reforçar os músculos do joelho esquerdo, Índio, Orozco e Marcão mostravam entrosamento em campo. Os reservas Sidnei e Titi tinham boas atuações sempre que solicitados. Observando tudo a distância, o uruguaio sabia, e sabe, que terá de recuperar, além do ritmo, o espaço perdido enquanto esteve fora de campo. Sabe como fazer isso a partir deste domingo, mesmo que seu corpo ainda não esteja em condições ideais:

— Alguma dificuldade terá de ser superada com vontade e sacrifício.

Gonzalo Sorondo Amaro
Posição: Zagueiro
Idade: 28 anos
Local de nascimento: Montevidéu-URU
Data de nascimento: 9/10/1979
Altura: 1m90cm
Peso: 87kg
Partidas pelo Inter: oito
Gols: um
Clubes em que atuou: Defensor-URU (1998 a 2001), Inter de Milão-ITA (2001 a 2003), Standard Liége-BEL (2003 a 2004), Crystal Palace-ING (2004 a 2005), Charlton-ING (2005 a 2006), Defensor-URU (2007) — ele também já defendeu a seleção uruguaia.

Raio-X do zagueiro
- O Inter ganha força na bola aérea. Foi de cabeça que o zagueiro marcou seu único gol pelo Inter, na derrota para o São Paulo por 2 a 1 no Brasileirão 2007, no Beira-Rio.
- O ritmo de jogo será o maior problema. Sorondo ainda tem dificuldades em alguns lances, sobretudo a antecipação.
- O uruguaio não é de gritar. É até caladão. Mas a técnica, a catimba charrua e a presença na área impõem respeito.
- Jogadores com compleição física engordam em longa parada. Apesar disso, com 87 quilos, o uruguaio está de bem com a balança. Peso excelente, diz o coordenador de preparação física Élio Carraveta.
- O chute é só para afastar o perigo. É raro vê-lo concluindo a gol. Trabalha para melhorar este fundamento com o auxiliar técnico Roberto Moreno. O foco são os lançamentos para aproveitar a velocidade de Nilmar.
- Sorondo está longe de ser um zagueiro lento, mas a velocidade não é o seu maior atributo. Com 1m90cm de altura, as longas passadas ajudam a diminuir o problema.
- Sorondo ainda sente algumas dores decorrentes da cirurgia no joelho esquerdo. Mas são dores normais.

Ricardo Duarte / 

Jogador passou por cirurgia de reconstrução de ligamentos no joelho esquerdo
Foto:  Ricardo Duarte


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.