Notícias

 | 06/01/2008 14h45min

Ex-senador americano pede impeachment de Bush

George McGovern afirma que os governantes violaram a Constituição e mentiram para o povo

O ex-senador George McGovern, democrata que foi candidato à presidência dos Estados Unidos em 1972, pediu hoje ao congresso americano para que inicie um julgamento político contra o presidente George W. Bush e o vice-presidente Dick Cheney. Seu objetivo é o impeachment dos governantes.

Conforme McGovern, Bush e Cheney violaram repetidas vezes a Constituição, transgrediram leis nacionais e internacionais e mentiram para os cidadãos americanos.

— Quando entramos no oitavo ano da administração Bush-Cheney, com pesar concluí que a única saída digna era pedir o impeachment — escreveu ele em artigo publicado no jornal The Washington Post.

Candidato presidencial do Partido Democrata em 1972, McGovern se destacou por sua posição contra a Guerra do Vietnã, mas foi derrotado pelo republicano Richard Nixon. Foi durante aquela campanha eleitoral que pessoas contratadas pela Casa Branca invadiram um escritório do Partido Democrata no edifício Watergate, em Washington, provocando o incidente que levaria à renuncia de Nixon dois anos depois.

McGovern afirmou que, naquela época, se manteve à margem dos pedidos de impeachment contra Nixon porque, se tivesse participado, sua posição seria interpretada como revanche pessoal contra o presidente que o derrotara.

— As coisas são diferentes agora. Bush e Cheney são, claramente, culpados de várias transgressões merecedoras de julgamento político — escreveu o ex-senador de Dakota do Sul.

Mc Govern acrescentou que a conduta e as "políticas bárbaras" dos governantes levaram os Estados Unidos a uma "repulsa histórica perante os olhos dos povos do mundo".

— São crimes graves e delitos segundo a norma constitucional — finalizou o ex-senador.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.