| 12/07/2005 21h51min
O protetor plástico de uma janela da nave Discovery se soltou hoje e danificou algumas placas de cerâmica resistentes ao calor e que recobrem a nave, mas a Nasa, agência espacial americana, disse que consertou o problema e confirmou o lançamento para amanhã, quarta-feira. Foram os mesmos danos produzidos durante o lançamento do ônibus espacial Colúmbia, que acabou se desintegrando sem uma cobertura apropriada contra o calor no retorno à Terra há dois anos e meio. Seus sete tripulantes morreram na ocasião.
A Nasa informou hoje que a proteção de plástico que recobria uma das janelas da cabine da Discovery se soltou às 18h Brasília (21h GMT) e deformou parte da fuselagem da nave, que se encontra de pé na rampa de lançamento, após cair cerca de 15 metros. Os técnicos da Nasa substituíram então o painel afetado, que se encontrava próximo a uma área que abriga um dos motores da nave, denominado Sistema de Manobra Orbital.
A Nasa classificou o problema como uma reparação menor, que seus especialistas só tardaram uma hora em finalizar, mas afirmou que esta noite revisará o funcionamento de todos os mecanismos internos na zona de impacto para assegurar-se de que não houve outros danos. O problema tornou-se público horas depois de Michael Griffin, o administrador da Nasa, ter declarado em entrevista coletiva que tudo estava pronto para o lançamento, previamente programado para esta quarta-feira, às 16h51min (Brasília). Esse será o primeiro vôo tripulado ao espaço desde a tragédia do Colúmbia.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.