Notícias

 | 18/02/2005 18h39min

RS investirá em bombardeio de nuvens para enfrentar estiagem

Governador gaúcho tem reunião com Ministério da Integração na próxima semana

O governador Germano Rigotto anunciou nesta sexta, dia 18, que o governo do Rio Grande do Sul deverá contratar empresa que bombardeia nuvens com sais de prata, provocando chuvas, como alternativa no combate à seca no Estado. Segundo Rigotto, a ação deverá ser focada junto à cabeceira dos rios.

O processo é desencadeado por equipamentos que geram vapor de sais de prata. O vapor, então, fixa as nuvens onde estão passando e aglutina-se às gotículas já existentes, que, por serem pequenas, não precipitam sozinhas.

– É mais uma alternativa que se soma às medidas que o governo já está tomando para o amenizar os efeitos da estiagem – disse Rigotto.

O método já é utilizado em países como a China, Paquistão, África do Sul, Israel e regiões secas dos Estados Unidos. O governador também deverá se reunir, na próxima semana, com o Ministério da Integração Nacional, para sensibilizar o governo federal e obter recursos para a contratação de máquinas perfuratrizes particulares, a fim de complementar o trabalho que as máquinas das secretarias da Agricultura e Abastecimento e de Obras Públicas e Saneamento na abertura de poços artesianos. Rigotto disse ainda que o Banrisul estuda formas de oferecer prorrogação no pagamento de dívidas dos produtores.

As informações são do governo do RS.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.