Notícias

 | 05/01/2004 17h18min

Margarete Moraes é a nova presidente da Câmara Municipal

Os líderes do PTB e PP cumpriram a palavra e garantiram a vitória da vereadora Margarete Moraes (PT) na eleição para a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre. A representante petista venceu por 22 votos a 11 a adversária Clênia Maranhão (PPS). O vereador Luiz Braz (PSDB) não seguiu a orientação da oposição e apoiou Margarete Moraes. A escolha foi nominal. Será a primeira vez que uma mulher ocupará a presidência em 231 anos de história do legislativo da Capital.

A única alteração na Mesa Diretora foi a escolha de João Carlos Nedel (PP) como primeiro-secretário, substituindo a vereadora Maria Celeste (PT). Os demais cargos permanecem iguais. O 1° vice-presidente continua sendo Elói Guimarães (PTB).  Valdir Caetano (PL) ocupa o posto de 2° vice-presidente. Como segundo e terceiro secretários prosseguem Ervino Besson (PDT)  e Luiz Braz (PSDB).

Apesar de diversas tentativas, a oposição não conseguiu demover os vereadores do PP e PTB da decisão de respeitar acerto, realizado em 2002, com a base de sustentação do governo (PT, PC do B, PSB, PL e PSL). Pelo acordo a presidência da Casa em 2004 seria do PT. A articulação possibilitou a vitória de João Dib (PP) em 2003. Não participaram da divisão de cargos PPS, PMDB, PSDB, PFL e PDT. Por isso, os partidos se uniram para lançar a candidatura de Clênia. A oposição queria impedir que o partido da prefeitura tivesse em ano eleitoral também a cadeira principal do legislativo.

Margarete Moraes, de 52 anos, foi coordenadora de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura em 1989. Assumiu a pasta da Cultura em 1995, cargo que ocupou na gestão de Raul Pont. Voltou a assumir a secretaria em 2001. Está no seu primeiro mandato como vereadora e contou com o apoio da deputada federal Maria do Rosário na candidatura. Em troca de sua desistência para concorrer à prefeitura da Capital em favor do nome de Raul Pont, a deputada apelou à corrente Democracia Socialista – a mesma de Pont –  pelo apoio na eleição na Câmara. Maria Celeste (PT), da Esquerda Democrática, disputou com Margarete Moraes, do grupo Rede, a indicação à candidatura na Câmara.

Pela manhã, o balanço das atividades de 2003 foi apresentado pelo presidente do legislativo, João Dib (PP).

As informações são da Rádio Gaúcha.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.