Notícias

 | 28/02/2008 19h30min

Suposto nascimento de McCain no Panamá gera polêmica

Candidato deve ser cidadão nativo de pelo menos 35 anos e que mora há 14 no país

O nascimento do senador pelo Arizona John McCain na zona do Canal do Panamá, em 1936, é motivo de apuração na edição desta quinta-feira no jornal The New York Times. O periódico questiona se isso o desqualificaria para concorrer à Casa Branca, fato que está causando polêmica nos Estados Unidos. A apuração ganha relevância especial em um momento no qual o aspirante já é considerado o candidato virtual à presidência pelo Partido Republicano.

O jornal lembra que nenhum dos presidentes americanos até agora nasceu fora dos 50 Estados do país. McCain nasceu em uma base militar americana na zona do Canal, administrada então pelos EUA, onde sua mãe e seu pai, almirante da Marinha, estavam destacados. A Constituição americana estabelece que só os "nativos" podem ser presidentes do país.

— Está muito claro que os pais fundadores (da Constituição) não estabeleceram que um americano nascido em território dos Estados Unidos, cujo pai serve no Exército, não pode ser elegível para a presidência do país — assegurou o senador.

A questão envolvendo o pré-candidato foi objeto de debate durante os últimos meses em fóruns de internet, onde alguns declararam que ele não estaria apto à presidência, enquanto outros dizem que cumpre todas as qualificações constitucionais básicas: um cidadão nativo de pelo menos 35 anos que mora há 14 no país.

A campanha do candidato afirma que o tema foi estudado durante a primeira tentativa de McCain à presidência, em 1999, e volta a ser agora objeto de consideração. De fato, McCain encomendou a Theodore B. Olson, um ex-subsecretário de Justiça americana, que prepare uma detalhada análise legal sobre o tema. "Não tenho muitas dúvidas" de que McCain não tem nisso nenhum problema, disse Olson ao NY Times, especificando que sua pesquisa ainda não terminou.

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.