| 11/08/2006 21h39min
O governo dos Estados Unidos disse hoje desconhecer o estado de saúde do líder cubano, Fidel Castro, mas assinalou que parece que enfrenta problemas de saúde sérios, enquanto se mostrou convencido do fracasso da transferência de poder a seu irmão Raúl. O secretário de Estado adjunto para Assuntos Latino-americanos dos Estados Unidos, Thomas Shannon, afirmou que a saúde de Fidel continua sendo uma incógnita. No próximo domingo, Fidel completará 80 anos.
O porta-voz do Departamento de Estado, Tom Casey, acrescentou que os Estados Unidos não têm nenhuma notícia a respeito nem a espera, devido ao tradicional isolamento da sociedade cubana em questões como estas.
Fidel Castro passou temporariamente o poder a seu irmão Raúl no dia 31 de julho para submeter-se a uma cirurgia intestinal. Desde então se desconhece seu estado de saúde, declarado segredo de Estado por Cuba.
Em declarações à imprensa, o cargo máximo do Departamento de Estado para a América Latina afirmou que Cuba poderia estar enfrentando um momento de uma grande mudança e um momento de endurecimento do regime em sua tentativa de reafirmar seu controle.
Shannon insistiu que a transferência de poder entre os irmãos Castro não terá êxito, porque quando um líder supremo desaparece de um regime autoritário, diz Shannon, o regime fica balançado.
– A transferência não funcionará, pois não há uma figura política em Cuba que iguale Fidel Castro – afirmou.
Shannon confirmou que os Estados Unidos mantêm seus planos de contribuir para a transição democrática no país caribenho, independentemente do que ocorra com Fidel Castro. Sobre o assunto, Casey afirmou que o importante é que, independentemente de Fidel ou Raúl Castro estarem no poder, o que os Estados Unidos querem é que Cuba avance da ditadura rumo à democracia.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.