Notícias

 | 11/08/2006 15h03min

Autoridades mantêm silêncio sobre estado de Fidel

Chefe de Relações Internacionais acredita na volta do presidente

Um funcionário do governo cubano disse hoje que deseja uma pronta recuperação ao presidente de Cuba, Fidel Castro, e ressaltou a normalidade no país, mas evitou dar detalhes sobre a evolução do estado de saúde do líder cubano.

– Desejamos que o presidente Fidel Castro retorne prontamente às suas funções à frente do governo –, disse Fernando Remírez de Estenoz, chefe do Departamento de Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.

Fidel, que completará 80 anos no domingo, cedeu provisoriamente o poder a seu irmão Raúl em 31 de julho, enquanto se recupera de uma cirurgia intestinal.

Remírez fez estes comentários ao encerrar hoje um ato pelo 40º aniversário de fundação da Organização Continental Latino-Americana e do Caribe de Estudantes (OCLAE), que tem sede em Cuba, com a presença de mais de cem jovens.

O funcionário, que é membro do Secretariado do Partido Comunista de Cuba, também falou sobre as comemorações em Miami pela doença de Fidel, que atribuiu a "pequenos grupos contra-revolucionários". Ele disse que, pelas imagens divulgadas, "não representam a maioria dos residentes cubanos nos EUA".

Hoje, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) enviaram uma mensagem de felicitação a Fidel por ocasião de seu aniversário de 80 anos. A mensagem é a segunda que as Farc enviam a Fidel desde o último dia 6, quando o líder da guerrilha, Pedro Antonio Marín ("Manuel Marulanda Vélez" ou "Tirofijo") se solidarizou com a "desafortunada doença" do líder cubano e fez votos por sua recuperação.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.