| 05/08/2006 20h46min
O Conselho de Segurança da ONU concluiu hoje as primeiras consultas sobre o projeto de resolução apresentada por França e Estados Unidos para pôr fim às hostilidades entre Israel e o Hezbollah.
Na reunião, os membros do CS receberam uma minuta da resolução, que pede a "interrupção completa das hostilidades", que o Hezbollah ponha fim a todos os ataques e que Israel suspenda todas as suas "operações ofensivas militares" por terra, mar e ar.
Além disso, insta às partes que se comprometam em "trabalhar em um cessar-fogo permanente e em uma solução duradoura" com base em uma série de princípios políticos.
O embaixador francês na ONU, Jean-Marc de la Sablière, disse que, de modo geral, o documento foi recebido positivamente pelos membros do Conselho.
Por sua vez, o embaixador dos EUA, John Bolton, destacou que as discussões foram "muito produtivas" e que, se o documento não pede um cessar-fogo imediato, é porque seu país acha que é preciso um cessar-fogo permanente, que permita uma transformação da região.
O presidente rotativo do CS, o embaixador de Gana, Acalanto Effah-Apenteng, disse que foram convocadas reuniões com especialistas para que o projeto de resolução continue sendo debatido e que é possível que o Conselho volte a se reunir amanhã.
A votação para a aprovação do documento pode ocorrer na próxima semana em uma reunião ministerial do Conselho. Mas, disse Effah-Apenteng, como os membros do órgão querem atuar com rapidez, é possível que os próprios embaixadores votem o documento.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.