Notícias

 | 05/08/2006 16h55min

Manifestantes pedem em Londres cessar-fogo no Líbano

Líderes do protesto entregaram documento ao primeiro-ministro

Milhares de pessoas procedentes de várias localidades do Reino Unido marcharam hoje pelo centro de Londres para pedir um imediato cessar-fogo no Líbano. A manifestação foi organizada por grupos como o Stop the War e por representantes da comunidade libanesa em Londres.

O protesto começou no Hyde Park, passou pela embaixada dos Estados Unidos em Londres e chegou até a rua Whitehall, na qual ficam os principais ministérios e onde os organizadores depositaram o sapato de uma criança. Depois, líderes do protesto entregaram um documento pedindo trégua em Downing Street, a residência do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair.

Ao chegar à representação diplomática dos EUA, os manifestantes, cerca de 15 mil, segundo cálculos da Polícia, e 100 mil, segundo os organizadores, gritaram palavras como "Bush terrorista" e "Assassinos".

Para o deputado trabalhista Jeremy Corbyn, que participou da manifestação, a marcha foi uma demonstração de unidade. Bianca Jagger, ex-mulher de roqueiro Mike Jagger, também esteve presente na passeata e pediu a Blair que solicite uma trégua imediata no Líbano.

– Se não o fizer, estará criando mais ódio em vez de levar paz e segurança ao Oriente Médio e ao Reino Unido – disse.

Bianca disse que, apesar de apoiar o objetivo da marcha, não concorda com alguns sentimentos contrários a Israel expressados na manifestação.

– Eu apoio a existência de Israel e acho que nos equivocamos se dizemos outra coisa. Mas ver imagens de crianças inocentes morrendo como temos visto nos últimos 24 dias não contribui para uma solução pacífica na região – acrescentou.

Blair, que frisou que um cessar-fogo deve ser durável, decidiu ontem atrasar por alguns dias suas férias de verão para trabalhar a favor de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que peça uma trégua no Oriente Médio.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.