Notícias

 | 05/08/2006 16h42min

Bush aprova resolução da ONU para o Líbano

Documento pede às partes envolvidas que apóiem um cessar-fogo permanente

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está satisfeito com o projeto de resolução para pôr fim às hostilidades entre a milícia xiita libanesa do Hezbollah e Israel, disse hoje o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow.

O funcionário do governo assegurou que Bush sabe dos detalhes da resolução e que "está contente com o documento". O presidente deve se reunir hoje com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, em seu rancho em Crawford, no Texas, para discutir os temas mais urgentes da agenda internacional.

A minuta da resolução, que está sendo discutida hoje pelos 15 membros do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas em plenário, pede "o fim completo das hostilidades" entre o Hezbollah e Israel.

O documento, que poderia ser submetido a votação na próxima segunda ou terça, também pede às partes envolvidas que apóiem um cessar-fogo permanente, em busca de uma solução a longo prazo com base em uma série de princípios fundamentais.

Nesse sentido, destaca-se o respeito da soberania e da integridade territorial tanto de Israel como do Líbano, assim como da Linha Azul traçada pela ONU, quando o Exército israelense se retirou do país vizinho em maio de 2000.

França e EUA, que lideraram os esforços dentro do CS para a elaboração desta resolução, conseguiram hoje um acordo após dias de intensas negociações e divergências. Caso seja aprovada, a minuta será o primeiro passo rumo ao fim do conflito.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.