| 16/06/2006 18h23min
O governo dos Estados Unidos reiterou hoje sua chamada à Coréia do Norte para que desista de seus aparentes planos de lançar um míssil de longo alcance. Os norte-americanos e seus aliados consideram que o lançamento de um míssil nesse momento, além de ser uma provocação, "não interessa (às autoridades norte-coreanas) e os isolará ainda mais do mundo". A declaração é do porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack.
Em respostas às informações divulgadas nos últimos dias, que indicam que o regime de Pyongyang está finalizando os preparativos para o lançamento de um míssil de longo alcance, o porta-voz insistiu que, caso seja verdade, as autoridades coreanas estariam violando os acordos internacionais que assinaram. Os Estados Unidos têm expressado nos últimos dias sua profunda rejeição aos supostos planos de Pyongyang, que também geraram preocupação em outros países da região, como a Coréia do Sul e o Japão.
Meios da imprensa sul-coreana e norte-americana, que citam fontes diplomáticas e de inteligência, reiteraram ontem que a Coréia do Norte pretende lançar um míssil Taepodong-2 muito em breve, possivelmente neste fim de semana. Em agosto de 1998, esse mesmo país disparou todos os alarmes no Japão e Estados Unidos quando lançou um míssil Taepodong-1, de médio alcance, que sobrevoou o território japonês e terminou caindo sobre as águas do oceano Pacífico.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.