| 14/06/2006 14h13min
A Coréia do Sul pediu hoje à Coréia do Norte que abandone seus preparativos para testar um míssil intercontinental e insistiu que o governo de Pyongyang deve retornar à mesa de diálogo multilateral sobre seu programa de armas nucleares.
O ministro de Relações Exteriores sul-coreano, Ban Ki-moon, disse em entrevista coletiva que o lançamento de um míssil de longo alcance nestes momentos "teria um efeito muito negativo" no processo de negociações de seis lados sobre o programa nuclear do Norte.
– O governo sul-coreano está seriamente preocupado com a possibilidade de a Coréia do Norte disparar um míssil – afirmou.
O alarme foi dado nesta terça-feira pelo embaixador da Coréia do Sul nos Estados Unidos, Lee Tae-shik, ao ressaltar as evidências que mostram que a Coréia do Norte prepara o lançamento de um míssil intercontinental, violando a moratória assinada com o governo americano em 1999, sobre este tipo de provas.
Com isso, Lee
confirma os rumores propagados estes dias pelos
serviços de inteligência americanos e sul-coreanos sobre o iminente teste de um míssil Taepodong-2, que, em teoria, é capaz de alcançar a costa oeste dos Estados Unidos. O teste poderá ser realizado já na próxima semana.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.