Notícias

 | 08/03/2006 10h24min

Coréia do Norte lança dois mísseis acidentalmente perto da China

Lugar da queda e momento do lançamento não foram precisados

Baterias antiaéreas norte-coreanas lançaram acidentalmente dois mísseis terra-ar perto de sua fronteira com a China, informou hoje a agência de notícias japonesa Kyodo, que citou fontes militares ocidentais em Pequim. Segundo essas fontes, não se sabe o lugar onde os mísseis caíram e o momento exato em que aconteceu esse lançamento, mas outras indicaram que os projéteis foram disparados voltados em direção à China.

Várias redes de televisão japonesas disseram, no entanto, que os dois mísseis teriam sido lançados ontem, quarta-feira. A última vez que a Coréia do Norte lançara mísseis balísticos de longo alcance foi em 2003, mas em maio de 2005 realizou o lançamento de um míssil de raio reduzido, que caiu no Mar do Japão.

Este lançamento por engano de mísseis coincidiu com as informações sobre novos preparativos militares da Coréia do Norte, oferecidas ao Senado dos Estados Unidos pelo comandante-em-chefe das forças americanas na Coréia do Sul, Burwell Bell. O general americano afirmou que a Coréia do Norte está preparando um novo tipo de míssil balístico que pode chegar ao arquipélago de Okinawa, no extremo sul do Japão, à ilha de Guam, no Pacífico Ocidental americano, e até no Alasca, no litoral noroeste dos EUA.

Bell disse que a Coréia do Norte continua desenvolvendo um míssil em três fases Taepodong, que "poderia estar operando antes de dez anos", com uma categoria que o permitiria alcançar o território continental dos EUA.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.