| 19/02/2006 14h14min
Kin Jong-nam, filho mais velho do líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, é o responsável pela difusão de dólares falsificados através de um banco radicado em Macau, informaram hoje fontes dos serviços de inteligência sul-coreanos.
As fontes, citadas pela agência de notícias sul-coreana Yonhap, informaram que Kim Jong-nam pertence ao chamado Projeto de Receita de Ingressos por Divisas Estrangeiras, sob controle do Exército norte-coreano.
Esse departamento seria o responsável por utilizar quatro bancos estrangeiros para lavar dinheiro obtido mediante a falsificação de dólares e o tráfico de drogas. Uma dessas quatro instituições financeiras é o Banco Delta Asia, com sede na antiga colônia portuguesa na China de Macau.
Em setembro passado os Estados Unidos suspenderam todas as transações com esse banco de Macau e o acusaram de distribuir moeda americana falsa fabricada na Coréia do Norte e de lavar dinheiro conseguido ilegalmente.
Um mês depois o governo americano impunha
sanções econômicas a oito empresas norte-coreanas suspeitas de empregar esse dinheiro para obter ou comercializar com componentes de armas de destruição em massa.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.