Notícias

 | 15/05/2006 13h32min

Petrobras diz que óleo combustível pode substituir gás da Bolívia

Deslocamento do consumo não seria ameaça à auto-suficiência de petróleo

O óleo combustível seria um eventual substituto do gás natural importado da Bolívia caso a crise entre o país e a Petrobras resultasse na interrupção das importações da empresa, atualmente em torno de 26 milhões de metros cúbicos por dia. Segundo o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da empresa, Almir Barbassa, este deslocamento do consumo seria feito sem ameaça à auto-suficiência na produção de petróleo brasileira, anunciada em abril.

– Hoje, a exportação de derivados da Petrobras, sendo a maior parte de óleo combustível, é de 250 mil barris de óleo equivalente por dia. O consumo brasileiro de gás natural é de 200 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo que 50% deste volume vem da Bolívia. Se eu deixar de importar do país e substituir este gás natural por óleo combustível, ainda terei 150 mil barris por dia para exportar – avaliou o diretor.

Barbassa, no entanto, admitiu que a substituição do consumo não seria algo fácil, já que muitas das empresas que utilizam o gás natural não contam com equipamentos adaptáveis ao uso do óleo combustível. Mas também ressaltou que a Petrobras não acredita que as importações do gás boliviano terão de ser suspensas:

– Não contamos com isso. Contamos que vamos chegar a um acordo que contemple a manutenção do fornecimento.

AGÊNCIA O GLOBO
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.