Notícias

 | 26/02/2006 14h40min

Irã e Rússia alcançam pré-acordo para enriquecimento de urânio

Negociações entre dois países continuarão nos próximos dias em Moscou

Rússia e o Irã alcançaram hoje um acordo de princípios para o enriquecimento de urânio em território russo para abastecer as centrais nucleares iranianas, anunciou Gholamreza Aghazadeh, o vice-presidente do Irã. A iniciativa russa, acrescentou Aghazadeh, "é uma parte importante do pacote de propostas para a solução" da crise envolvendo o controvertido programa nuclear iraniano.

Por sua parte, o chefe da Agência Atômica Russa, Serguei Kirienko, assegurou que restam apenas problemas pendentes relativos à organização, ao financiamento e ao caráter técnico da proposta russa. Kirienko disse que a terceira rodada de consultas sobre a oferta russa, que conta com o beneplácito da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), continuará nos próximos dias em Moscou.

– O problema nuclear iraniano pode ser resolvido no marco da AIEA, para o que será preciso adotar todas as medidas necessárias – disse Kirienko, citado pela agência oficial Itar-Tass.

Na opinião do funcionário russo, a proposta do Kremlin permite garantir o direito "soberano" por parte do Irã de dispor de um programa nuclear civil, enquanto previne a proliferação de armas nucleares. O ministro russo de Assuntos Exteriores, Serguei Lavrov, assegurou hoje que as negociações com o Irã prosseguirão, se for necessário, até 6 de março, quando o diretor-geral da AIEA, Mohammed El Baradei, apresentará ao Conselho de Governadores deste organismo o relatório destinado ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.