| 21/03/2011 19h52min
O Conselho de Segurança da ONU concordou nesta segunda-feira em analisar na quinta-feira a situação na Líbia, em meio a crescentes críticas internacionais pelos ataques aéreos da coalizão internacional contra o regime de Muamar Kadafi.
A nova sessão, decidida já no início da reunião desta segunda-feira em Nova York, ocorrerá uma semana depois de o Conselho de Segurança aprovar o uso de "todas as medidas necessárias" para proteger os civis e impor uma zona de exclusão aérea na Líbia.
A coalizão, integrada, entre outros, por Estados Unidos, Reino Unido e França, lançou no sábado ataques com mísseis contra esse país para impôr uma proibição de voo às forças do coronel Kadhafi, em meio à repressão contra o movimento rebelde.
Em um comunicado no fim de semana, o Ministério de Relações Exteriores líbio pediu uma sessão de emergência do Conselho de Segurança "depois da agressão de franceses, americanos e britânicos contra a Líbia, um Estado independente e membro das Nações Unidas".
— Os Estados-membros vão estudar esse pedido e fazer um pronunciamento — disse um diplomata, que falou sob a condição de anonimato.
Outro diplomata da ONU afirmou que viu no pedido da Líbia "uma oportunidade muito útil para ser transparente com os membros do Conselho sobre as ações que o Reino Unido e outros países tomaram até agora".
Como a sessão de segunda-feira ocorreu a portas fechadas, a Líbia não esteve representada nas conversas, informou outro diplomata.
> Segunda, 21 de março
> Domingo, 20 de março
> Sábado, 19 de março
Confira o especial "Guerra na Líbia":
Veja mapa da região dos ataques:
Visualizar Caça da França faz primeiro disparo contra veículo pró-Kadafi na Líbia, diz porta-voz em um mapa maior
Reunião, na semana passada, do Conselho de Segurança da ONU que autorizou as primeiras ações militares na Líbia
Foto:
Stan Honda
/
AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.