O ano do Leão | 05/12/2008 11h57min
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, quatro jogadores do Timão e três do Avaí, além do clube do Parque São Jorge, em função da briga generalizada no duelo entre as equipes na reta final da Segundona, em novembro. O Leão terá Marquinhos, Batista e Rafael no banco dos réus, enquanto o corpo jurídico batalha pela absolvição, já que as penas podem ser longas e prejudicar o Avaí no Catarinense e na Série A em 2009.
A denúncia
Marquinhos e Batista foram expulsos aos 14 minutos da segunda etapa de forma direta, ao receberem o cartão vermelho. Os dois, além de Morais e Elias, do Corinthians, se envolveram em uma pancadaria no gramado e foram denunciados por infração ao artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão física), que prevê como pena a suspensão de 120 a 540 dias. Caso eles sejam apenados com a mínima no artigo em que foram denunciados, só poderão voltar aos gramados no início de abril de 2009.
Já o zagueiro não corre risco de pegar um longo gancho. Rafael não chegou a trocar agressões em campo com Herrera. Por isso, os dois podem ser punidos com apenas três jogos de suspensão.
Pedido será de absolvição
De acordo com o advogado do Avaí, a estratégia da defesa será comprovar, por meio de vídeos e fotos, que os jogadores do Leão foram as vítimas do desentendimento no Parque São Jorge.
— A estratégia é falar a verdade, mostrar a fita e as fotos, de que realmente os atletas do Avaí que sofreram as agressões — contou Sandro Barreto.
Barreto explicou ainda como deverá ser aplicada a pena, caso os jogadores sejam condenados.
— Os atletas cumpririam a suspensão em partidas só no Brasileiro do ano que vem. Mas em dias, começaria nesta segunda-feira já — explicou o advogado.
A expectativa do corpo jurídico do Leão é das melhores. Caso não seja concedida a absolvição,
— A expectativa é a confiança. Se não conseguirmos a absolvição, vamos tentar pelo menos outro artigo — finalizou.
Invasão de campo pode causar problemas ao Timão
Para completar o problema que o Corinthians enfrentará no STJD, o clube também responderá pela invasão de campo no Pacaembu de um torcedor alvinegro. O Timão corre o risco de ter que pagar multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e ainda de perder o mando de campo de uma a 10 partidas. Com isso, se for culpado da denúncia, o time não poderá mandar jogos no estádio no início da Série A do Brasileirão em 2009.
Pela invasão, o clube foi denunciado no artigo 213 (Incide nas mesmas penas a entidade que, dentro de sua praça de desporto, não prevenir e reprimir a sua invasão bem assim o lançamento de objeto no campo ou local da disputa do evento desportivo).
Todos os artigos são do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e as penas dos jogadores e dos clubes são mantidas para ó próximo ano. As informações são do site Justiça Desportiva.
CLICRBStime pequeno é assim mesmo!
Todos devem ser punidos severamente, para servirem de exemplo p/ muita gente, enguanto pessoas lutam para banir o violencia o jogadores tem que servir de exemplo, isso e só o começo, o "OVAI" tem que honrar o estado, fazer feio e coisa de peladeiro, também acostumado a jogar no mangue queria oque. Vamos "Ovai" voltar a serie "b" mais com honra. Coisa feia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.