O ano do Leão | 03/12/2008 09h32min
O jogo entre Corinthians e Avaí, na penúltima rodada da Série B do Brasileirão, era para ser um amistoso, já que as duas equipes já haviam carimbado o passaporte para a elite do futebol brasileiro. No entanto, a partida foi marcada por uma briga generalizada, cinco expulsões e torcedor invadindo o gramado do Pacaembu. Depois de analisar o vídeo do confronto, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu denunciar quatro jogadores do Timão, três do Avaí, além do clube do Parque São Jorge. O julgamento acontecerá nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro.
Expulsões podem resultar em longos ganchos
Consta na súmula do jogo que os jogadores Morais e Elias, do Corinthians; e Marquinhos e Batista, do Avaí, foram expulsos aos 14 minutos da segunda etapa de forma direta, ao receberem o cartão vermelho. Segundo o árbitro, após uma marcação de falta na altura do meio de campo a favor do Corinthians, os denunciados trocaram mútuas agressões chegando a socos, chutes e empurrões.
Os quatros jogadores foram denunciados por infração ao artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão física), que prevê como pena a suspensão de 120 a 540 dias. Caso eles sejam apenados com a mínima no artigo em que foram denunciados, só poderão voltar aos gramados no início de abril de 2009.
Herrera e Rafael têm denúncias mais leves
Herrera, do Timão, e o zagueiro Rafael, do time de Santa Catarina, não foram expulsos, mas foram denunciados através de prova de vídeo. Suas penas são mais leves e chegam a três jogos.
Em relação a Herrera e Rafael, a fita de vídeo que foi requisitada pela Procuradoria demonstra de forma clara que ambos os atletas se hostilizaram mutuamente, ao mostrar Herrera correndo atrás de Rafael, só não chegando às vias de fato em razão de terem sido contidos pelos demais atletas.
Invasão de campo pode tirar mando na Série A 2009
Para completar o problema que o Corinthians enfrentará no STJD, o clube também responderá pela invasão de campo no Pacaembu de um torcedor alvinegro. O Timão corre o risco de ter que pagar multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil e ainda de perder o mando de campo de uma a 10 partidas. Com isso, se for culpado da denúncia, o time não poderá mandar jogos no estádio no início da Série A do Brasileirão em 2009.
Pela invasão, o clube foi denunciado no artigo 213 (Incide nas mesmas penas a entidade que, dentro de sua praça de desporto, não prevenir e reprimir a sua invasão bem assim o lançamento de objeto no campo ou local da disputa do evento desportivo).
Todos os artigos são do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e as penas dos jogadores e dos clubes são mantidas para ó próximo ano. As informações são do site Justiça Desportiva.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.