Notícias

 | 30/09/2010 15h02min

10 livros com toques gastronômicos

Em clima de Bienal do Livro, veja uma seleção especial

Já que a Bienal do Livro começa nesta sexta-feira, dia 01/10, resolvemos levantar uma lista de 10 livros com toques gastronômicos. Nenhum deles é um livro de receitas propriamente dito, mas sim em que a culinária é parte importante da história:



Julie & Julia

Autora: Julie Powell
O livro ficou mais famoso devido ao filme de mesmo nome. Conta a experiência real da autora que, aos 30 anos, meio insatisfeita com sua vida, decide entrar de cabeça em um desafio: durante um ano, irá cozinhar todas as receitas do livro Mastering the Art of French Cooking, de Julia Child. Julie monta um blog, o projeto Julie & Julia, em que compartilha todas as suas agruras e alegrias, tanto na cozinha quanto em sua vida pessoal.



Minha Vida na França

Autores: Julia Child, com Alex Prud'Homme
Julia Child, ícone da culinária norte-americana, compartilha suas memórias nesse livro, com a ajuda de seu sobrinho-neto Alex Prud'Homme. O assunto principal é, claro, o período em que ela morou na França, o despertar de sua paixão pela culinária, as aulas que teve no Instituto Le Cordon Bleu, e, posteriormente, o trabalho para escrever e publicar Mastering the Art of French Cooking.



Chocolate

Autora: Joanne Harris
Outra obra que teve adaptação para os cinemas, Chocolate mostra a vida de Vianne Rochet e de sua filha Anouk, depois que chegam em uma pequena cidade francesa. O período da quaresma se aproxima, mas Vianne abre sua loja com deliciosos chocolates que provocam “tentações” nos habitantes, fazendo com que ela seja mal vista, principalmente pelo padre local. Mas, pouco a pouco, sua presença vai modificando a vida e os costumes de cada um naquela cidade.



Sob o Sol da Toscana
Autora: Frances Mayer
Mais um livro que foi adaptado para o cinema, em Sob o Sol de Toscana, Mayer mostra as peculiaridades dessa região da Itália, enaltecendo seus costumes simples. O livro também é recheado de receitas criadas pela autora.



Como Água Para Chocolate
Autora: Laura Esquivel
Ainda falando de livros que foram adaptados para o cinema, temos Como Água Para Chocolate. Conhecemos Tita, uma jovem mexicana que se apaixona por Pedro, mas que por costumes tradicionais, é impedida de casar com ele. Tita aprendeu, desde pequena, a exprimir seus sentimentos através da comida, e é assim que ela comunica, sem palavras, todas as suas emoções, sejam boas ou ruins.



Não é Sopa

Autora: Nina Horta
O livro é uma compilação de crônicas e receitas publicadas por Nina Horta desde 1987, no jornal Folha de São Paulo. São relatos de assuntos variados, indo desde lembranças de infância, reflexões sobre a comida, experiências de viagens e descrições de eventos. Tudo, claro, acompanhado por receitas que casem com os assuntos.



Conforte-me com Maçãs

Autora: Ruth Reichl
A crítica de gastronomia Ruth Reichl apresenta em seu livro Conforte-me com Maçãs um relato de suas viagens ao redor do mundo, em busca de refeições memoráveis. A autora também não deixa de mencionar fatos importantes de sua vida pessoal, além de compartilhar receitas de pratos citados no decorrer da obra.



Céu da Boca
Vários autores
Edith M. Elek teve a ideia de fazer um livro em que 18 pessoas de diferentes áreas de formação escrevessem sobre alguma refeição memorável de sua infância. Assim, o livro virou uma reunião de crônicas de tamanhos e sentimentos variados, mostrando desde momentos felizes, até situações levemente traumáticas ou mesmo tristes.



Escola dos Sabores

Autora: Erica Bauermeister
Num curso de culinária no restaurante Lillian´s, oito pessoas vão se conhecer e ter suas vidas mudadas para sempre. A cada aula, durante o preparo da comida, sentimentos são despertados e o passado de cada um, aos poucos, se revela. A comida aparece como o elemento capaz de unir a todos, e de trazer justamente aquilo que cada um precisa.



República Gastronômica da China

Autora: Jen Lin-Liu
A jornalista Jen Lin-Liu é norte-americana, descendente de chineses, mas resolveu voltar ao país de seus antepassados. Para entender melhor a cultura local, ela faz um curso de culinária, e trabalha em diferentes lugares, desde uma banquinha que vende macarrão na rua, até a cozinha de um dos mais conceituados restaurantes do país. Através da gastronomia, ela faz um retrato atual da China. E para os aventureiros na cozinha, também compartilha receitas típicas. 

:: Deu fome? Veja restaurantes em Curitiba
:: Mais informações sobre a Bienal do Livro do Paraná
:: Livrarias em Curitiba

>> Tem algum livro para indicar? Comente!

Compartilhar

HAGAH PR
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.