| 13/05/2010 10h31min
Eventos empresariais e educacionais de grande porte podem apresentar palestrantes. Seja em um seminário, um curso, um treinamento ou mesmo um workshop, quando o ponto alto se resume às palavras de algum convidado nada pode dar errado – afinal é o nome da instituição e do palestrante que está em jogo.
Que tal algumas dicas para tudo funcionar?
Qual foi a melhor palestra que você já participou? Foi bem organizada?
A escolha do palestrante deve corresponder ao tema proposto do evento. Em eventos com ares festivos, mais abertos ou com participação de familiares dos colaboradores de uma empresa, a melhor opção é um palestrante com caráter mais alegre e motivacional.
Além do palestrante, outros profissionais ajudam a descontrair o ambiente, como mágicos, palhaços ou mesmo uma trupe de atores - claro, evitando possíveis profissionais com repertório inapropriado. Caso o foco do evento seja algo mais sério, um consultor técnico com habilidade de comunicação e bem-humorado é a saída.
Não muito raro, algumas palestras acontecem durante uma atividade gastronômica, como jantares ou coquetéis. A palestra nesta situação precisa acontecer antes do jantar, já que a circulação de garçons e o serviço de bebidas e alimentos durante a palestra pode prejudicar a atenção de plateia – bem como a concentração do próprio palestrante.
Em locais improvisados como auditórios e salões, prepare os assentos em uma formação que não atrapalha a visão de nenhum convidado. Calcule e analise se o espaço oferece interação com o público.
A iluminação, bem como equipamentos multimídias e de som, precisam estar impecáveis. Verifique se a iluminação não é demais para o projetor ou pouca para a platéia. Opte por algo suave para o público e que não cause distração ao palestrante. Todo o equipamento precisa estar preparado, testado e com baterias reservas para qualquer emergência.
Contrate uma equipe para registrar tudo. Liberar as fotografias para os convidados dispersa a palestra, uma vez que muitas pessoas podem ficar registrando tudo o que acontece a todo instante, atrapalhando o andamento. Tudo com o consentimento do palestrante, já que muitos não permitem que a sua imagem seja utilizada.
Uma banda para animar o ambiente antes da palestra ou para servir de fundo para que todos conversem após o encerramento é bom. Um grupo de jazz, música instrumental ou chorinho serve para as duas finalidades. Música pré-gravada (CD) também serve, mas cuidado com os direitos autorais. Leia mais sobre este assunto aqui!
Essas são algumas dicas para quem irá preparar uma palestra.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.