Notícias

 | 12/04/2010 17h54min

A taça certa

Não erre na hora de servir vinho tinto

Quando em uma festa o anfitrião serve seus convidados com um Cabernet Sauvignon, um Tannat uruguaio ou qualquer outro tipo de vinho tinto, ele não pode descuidar dos acompanhamentos que cada vinho pede e, principalmente, das taças que cada um precisam para serem servidos.

O segredo do vinho é que ele precisa de espaço para poder respirar (ou aerar), já que cada variação da bebida apresenta aromas e sabores diferentes. O recipiente pode afetar o gosto de uma bebida, caso esta seja servida inadequadamente.

As taças apresentam corpo e formato diferenciados, que servem para que a bebida “dance” , libere os aromas e ganhe o paladar dos convidados. É justamente por este motivo que a bebida deve ocupar apenas um terço da taça.

Na hora de comprar e de servir em seu evento alguma garrafa de vinho, caso não entenda nada da bebida, o melhor é usar as dicas de uma adega ou de um sommelier para conseguir fazer bonito na hora do brinde.

Recipientes específicos
Na verdade existem dois tipos de taças para vinho tinto. Tanto as do modelo Bordeaux quanto as Borgonha receberam este nome em virtude das regiões francesas que ficaram famosas pela produção da bebida.

Bordeaux
Para que serve? A principal função deste tipo de taça é abrigar os vinhos mais encorpados e ricos em tanino, daqueles que são feitos a partir da uva Cabernet Sauvignon.
Característica: O bojo é grande e a borda é um pouco mais fechada para evitar que o aroma disperse.
Indicada para... Vinhos feitos com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat, etc

Borgonha
Para que serve? Originalmente, os vinhos daquela região são mais concentrados. A produção é com base na uva Pinot Noir.
Característica: O formato é como o de um balão, com um bojo maior do que as Bordeaux. Esse tamanho serve para que haja mais contato com o ar e assim o chamado buquê da bebida fique mais liberado. É a taça que melhor explora o olfato de queme sta provando um vinho.
Indicado para... Além da Pinot Noir, a taça é muito usada para vinhos Rioja tradicional, Barbera Barricato, Amarone e Nebbiolo.

Para outros vinhos
Para o vinho branco, o ideal é usar taças com corpo menor, já que o este tipo de vinho precisa ser consumido em temperaturas mais baixas e em um recipiente menor do que o da bebida tinta para permitir menos trocas de calor com o ambiente. A aba estreita ajuda no fluxo pela língua equilibrando o doce e a acidez.

Os rosados apresentam os taninos dos tintos e o aroma dos brancos. Para este caso, a taça precisa ser menor do que as de vinho branco, mas com o bojo maior. Caso não tenha esta taça, a de vinho branco quebra serve como substituta.

Para vinhos doces?
As taças precisam apresentar bojo pequeno por que quem consome este tipo de vinho costuma não beber muito, também por apresentarem um teor mais fortificados. São estreitas na parte superior para melhor aproveitamento da bebida de acordo com a forma em que se bebe este tipo de vinho.

A Curinga de todas
Mas ao invés de comprar todas várias taças, a solução indicada é a utilização da ISO (ou International Standards Organization). De tamanho bem diferenciado das demais, a taça originada em 1970 serve para todos os tipos de vinho.

É esta a taça que é usada quando acontecem testes cegos ou degustações técnicas, já que ela acaba por manter uma referência entre diversos tipos de fermentado. Ela é relativamente pequena e cristalina, com bojo maior e fechada na parte superior.

E as espumantes?
A famosa Champagne ou qualquer espumante comum precisa de uma taça adequada. O nome desta é flûte (flauta). O seu formato ganhou o mundo pelo cinema e o seu formato longo e fino ajuda as borbulhas que tanto marcam este tipo de bebida. A efervescência sobe até as narinas pelo corpo alongado que controla o fluxo. Quanto mais bojo tiver a taça melhor é, já que uma taça reta demais acaba prejudicando o aroma da bebida.  

Para segurar, uma regrinha básica. É importante segurar corretamente a taça. A haste serve para que os dedos não encostem no bojo da taça, evitando que os dedos deixem marcas no bojo e que o aquecimento do precioso líquido seja minimizado.

Divulgação / 

Acerte na taça!
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

07/04/2010 15h11min
Casamento organizado
07/04/2010 14h
Bodas de ouro, prata, diamante...
04/04/2010 04h10min
Organize o seu casamento
01/04/2010 15h24min
Servindo tudo para todos
31/03/2010 17h49min
Sobras das festas
23/03/2010 14h55min
Quem e como convidar para a sua festa?
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.