| 14/04/2010 17h39min
Ao organizar um jantar, a disposição dos pratos é um convite para que todos se sintam bem e se divirtam. Para que o evento gastronômico em questão seja um sucesso, estas dicas podem ajudar a surpreender com um toque de classe.
Seja com amigos, parceiros de trabalho ou mesmo parentes (distantes ou não), a louça branca sempre acerta. Elementos mais coloridos podem indicar mais criatividade e ajudar na colcoação dos convidados, marcando o lugar na mesa de cada pessoa. Os marcadores de copos, os guardanapos ou as suas argolas também cumprem esta função.
Caso a sua escolha recaia sobre pratos mais elegantes e sóbrios, procure louças com detalhes dourados ou prateados para realçar o branco de cada elemento da mesa. Se por um lado uma mesa mais colorida e estampada pode ser engraçada e divertida, os pratos mais tradicionais e elegantes demonstram um cuidado a mais com a presença dos convidados.
Os talheres não precisam estar dispostos na mesa em sua totalidade. Algumas vezes, a quantidade assusta os convidados com o número de garfos e facas sobre a mesa. O melhor é colocar não mais do que três talheres de cada lado do prato, obedecendo a seguinte ordem:
Lado direito (de dentro para fora): Uma faca para carnes, uma faca para peixes e uma faca para aperitivos;
Lado esquerdo (de dentro para fora): Um garfo para carne, um garfo para peixe e um garfo para aperitivos.
Não deixe as facas viradas de costas para o prato e os talheres destinados para sobremesa devem ser colcoados sempre no topo do prato e voltados em direções diferentes.
Para os copos o ideal é colcoar no lado direito bem acima das facas. A ordem do copo é a seguinte:
Copo para água, taça para vinho tinto, taça para vinho branco e taça para champanhe.
Vale misturar taças e copos de cristal em caso de brindes. Neste caso valem as taçinhas.
Com essas informações a sua mesa estará bem organizada e é só esperar os elogios no dia seguinte...
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.