| 04/04/2010 04h10min
Existe uma frase que afirma que o casamento é para sempre. Se a frase for mesmo verdadeira, esta data tão esperada precisa ser impecável. Caso não haja organização desde o começo, as chances de algo dar errado são enormes e o casamento dos sonhos pode virar um pesadelo – principalmente econômico.
Para entender melhor como organizar um o tão famoso dia do “sim” conversamos com Mayra Almeida, jornalista e produtora de eventos da Literal Link.
hagah - Qual o maior erro quando um casal planeja um casamento sem a orientação de um profissional?
Mayra Almeida - Um profissional de eventos tem noção sobre valores, tempo e qualidade de trabalho dos fornecedores. Quando os noivos contam com a ajuda de um profissional, ele pode orientar a contratar profissionais certos, que atendem ao que eles esperam e que cobrem preços justos e adaptados a realidades dos noivos. Como todo evento, o casamento é feito de detalhes e tudo tem que ser feito com muito cuidado. Planejar um casamento sem noção do que é um evento, do que deve ser feito e dos detalhes que devem ser cuidados, o casamento pode sair mais caro, com falhas que atrapalhem o bom andamento da festa e a diversão dos convidados.
hagah - Existe um tempo certo para definir tudo? O aluguel da igreja deve ser um dos primeiros itens?
Mayra - O ideal é iniciar os preparativos um ano antes para elaborar e pesquisar tudo com calma. Os primeiros itens a serem pensados devem ser: a lista de convidados e os locais da festa como igreja e espaço para recepção.
hagah - Quais elementos são os mais caros na lista de preparativos?
Mayra - De todo o orçamento dos noivos, a maior parte será destinada para o espaço do evento, cardápio, bebidas e doces.
hagah - Quando os noivos contratam alguém para organizar todo o casamento, até que parte vai a autonomia de ambos os lados?
Mayra - Ao profissional cabe dar dicas e auxiliar os noivos sempre levando em consideração sua experiência profissional, advertindo sobre todos os prós e contras da escolha de um item ou fornecedor. Mas, o profissional sempre tem que ter em mente que os noivos e, na maioria dos casos, a noiva sonha há muito tempo com seu casamento. Por isso, o profissional precisa entender que por mais que tenha uma opinião formada sobre certos itens e procedimentos, a noiva tem o direito de fazer da forma como quer. Aos noivos cabe estarem atento às dicas do profissional, mas sem esquecer que a vontade deles também deve ser ouvida.
hagah - Caso os noivos sejam de religiões diferentes, como proceder?
Mayra - Uma das possibilidades é ter duas pessoas, uma de cada religião, para dar as bênçãos no casamento, para respeitar as duas religiões. Uma outra opção é que o noivo ou a noiva se convertam para a religião do parceiro. Cabe aos noivos decidirem qual a melhor opção.
hagah - Tem como gastar pouco em um casamento com os itens básicos ou o valor sempre será muito alto?
Mayra - É possível fazer um casamento com baixo custo. Mas, para isso, os noivos precisam adaptar a festa à sua realidade. Para quem tem um orçamento baixo, o jeito é gastar apenas com os itens básicos: alimentação, bebidas e fotos – sem se preocupar muito com outros itens como lembranças e excessos na decoração. Mas, é sempre bom estar preparado para desembolsar um bom valor, pois na somatória de todos os itens que compõe um casamento, o orçamento final tem todas as chances de superar qualquer expectativa.
:: Leia Mais
» Quem e como convidar para a sua festa?
» Dicas de presentes para os noivos
Tweet
HAGAH PR
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.