Itapema FM | 04/04/2013 10h15min
O segundo dia da 10º Feira do Livro de Joinville reserva uma programação especial aos educadores da rede municipal de ensino da cidade. Ligado ao tema deste ano, “Ler é conquistar a liberdade”, será realizado o programa de capacitação “Competência leitora”, com oficinas, palestras e debates voltados a professores, bibliotecários e equipe técnica. As inscrições para as oficinas estão esgotadas.
A organizadora do evento, Sueli Brandão, ressalta que é a primeira vez em que ocorre um programa nessa linha, voltado aos educadores. A procura foi tamanha, que a ideia é realizar outra edição em novembro deste ano, principalmente porque são os professores os responsáveis pela indução à leitura das crianças e jovens.
— É um estímulo para todos nós —, afirma.
A diretora do Programa Nacional do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura, Maria Antonieta Antunes Cunha estará presente na noite desta quinta-feira para a palestra “Retratos da leitura no Brasil”, às 19 horas.
Ela também é professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFGM), com mestrado em educação e doutorado em letras, e participa de diversos projetos de fomento e incentivo à cultura e leitura.
A palestra de Maria Antonieta irá abordar a falta de interesse do brasileiro pela leitura, de jornais, revistas e internet, resultados obtidos na 3ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, apresentada no ano passado, única pesquisa em âmbito nacional cujo objetivo é avaliar o comportamento do leitor brasileiro. Para a pesquisadora, eventos como feiras de livro ajudam muito a aproximar o leitor do livro e dos escritores.
— Ajuda a mostrar esse objeto que pode ser um brinquedo, ou pode ser uma abertura para o conhecimento ou para fantasia (no melhor sentido da palavra) e o prazer —, salienta.
Feira deste ano recebeu uma decoração especial no Expocentro Edmundo Dowbrava
Foto:
Maiara Bersch
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.